Temporada 2012 foi a mais vitoriosa para o Furacão

Mesmo sem conquistar nenhum título, a temporada de 2012 foi, em números para o Atlético, a mais vitoriosa em dez anos. Nos 70 jogos que o Furacão fez neste ano, incluindo Campeonato Paranaense, Copa do Brasil e Série B do Campeonato Brasileiro – na qual conquistou a volta para a Primeira Divisão -, foram nada menos que 42 vitórias, o que equivale dizer que o Furacão triunfou em 60% das partidas disputadas em 2012.

O Atlético só conseguiu chegar a esta marca graças à arrancada que o time conseguiu na reta final da Série B. Depois de perder para a modesta equipe do Bragantino, fora de casa, e de ter seu acesso colocado em xeque, o Furacão, a partir da 28.ª rodada, não perdeu mais. Dos últimos 11 jogos, foram sete vitórias e quatro empates.

Uma dessas vitórias na arrancada do Atlético rumo ao acesso foi especial e decisiva: o triunfo contra o América-MG por 5 x 4, no Janguitão, com gol marcado por Paulo Baier no último minuto. Para o técnico Ricardo Drubscky, esse foi o divisor de águas para o sucesso do Furacão na temporada. “Foi uma vitória emocionante. Foi o jogo da virada, da ascensão do time no ano”, frisou o comandante da equipe atleticana.

 

Até então, desde 2003, a temporada que o Atlético teve mais vitórias no mesmo ano foi em 2004, quando disputou apenas o Campeonato Paranaense e o Campeonato Brasileiro. Naquele ano, foram 36 vitórias em 62 partidas, chegando a triunfos em 58% dos jogos na temporada. Foi neste ano que o Furacão conseguiu o vice estadual e o vice brasileiro.

 

No ano seguinte, 2005, o Atlético fez nada menos do que 75 jogos, entre Campeonato Paranaense, Libertadores e Campeonato Brasileiro. Mesmo sendo campeão estadual, 6.º colocado na Série A e chegando à final do torneio continental, o Furacão conquistou vitórias em apenas 49% dos jogos disputados, totalizando na temporada 37 resultados positivos.

A eliminação precoce no Estadual, na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana, além do modesto 12.º lugar no Brasileirão, fizeram da temporada de 2007 a pior neste quesito para o Atlético nos últimos dez anos. Dos 70 jogos realizados naquele ano, foram apenas 27 triunfos, que chegaram à marca de 38% de vitórias nas partidas realizadas.

Até mesmo o ano de 2011, quando o Furacão sucumbiu no Campeonato Brasileiro e caiu para a Segunda Divisão, não foi pior que a temporada de 2007. No ano passado, o Furacão conseguiu vitória em 41% dos jogos realizados. Assim, das 67 partidas, o Rubro-Negro saiu de campo com os três pontos em 28 delas.

Sub-23

O time sub-23 do Atlético iniciou ontem, no CT do Caju, os primeiros trabalhos com bola da pré-temporada para o Campeonato Paranaense. Porém, ainda não se sabe quem será o técnico na disputa do início do Estadual.  Alberto Valentim e Pedrinho Maradona disputam o cargo.