enkontra.com
Fechar busca

De Letra

Técnico faz segredo para escalar o Coritiba

  • Por Redação O Estado Do Paraná

 Foto: Orlando Kissner/O Estado

Arma de Estevam é tentar esconder o time.

O Coritiba que vai entrar em campo hoje para enfrentar o J. Malucelli na estréia na fase final do paranaense, ainda é um mistério só conhecido pelo técnico Estevam Soares.

Com três titulares suspensos, o treinador aproveitou para esconder a formação da equipe, que joga a partir das 16h no Pinheirão.

Todo esse suspense é a arma de Estevam para tentar surpreender um adversário que, ao contrário do Coxa, conhece bem o time que vai encarar na tarde de hoje. O treinador do J. Malucelli, Lio Evaristo, tem vasta experiência no futebol paranaense. Trabalhando durante anos nas categorias de base e como auxiliar técnico do Atlético, Lio sabe como joga a maioria dos atletas alviverdes. Já Estevam faz apenas o seu segundo jogo no comando do time do Alto da Glória e só viu o J. Malucelli em vídeo.

O Coritiba não poderá contar com os atacantes Jefferson e Eanes e com o lateral-esquerdo Ricardinho, que receberam o terceiro cartão amarelo contra a Adap, no último domingo. Para substituí-los, Estevam testou várias alternativas. Na sexta, Renan e Vinícius formaram a dupla de ataque na maior parte do treino. Na lateral, a opção foi a entrada de Julinho. Pelo menos no período em que foi permitida a entrada da imprensa, já que boa parte dos trabalhos aconteceu com portões fechados.

Na manhã de ontem, no Pinheirão, o companheiro de Renan na linha de frente foi Ludemar, que se recuperou das dores no púbis e está liberado pelo departamento médico. Estevam testou também uma formação com dois volantes de contenção, Márcio Egídio, que retorna após 40 dias afastado por contusão, e Peruíbe.

O certo é que Anderson, Índio e Marcelo Batatais continuam formando o trio de zagueiros. Nas laterais, James e Julinho também têm presença garantida, assim como o meia Jackson. O restante do time só é conhecido pelo treinador, que pode reservar ainda alguma surpresa, já que também testou atletas como Diogo, Anderson Gomes e Júlio Madureira. ?Vamos obter algumas informações do adversário para poder definir?, despista Estevam.

Além do mistério, o Coritiba conta com outras duas armas para abrir caminho rumo às semifinais: a torcida e o peso da tradição. Contra o J. Malucelli, o time fará dois jogos em casa. O adversário liberou quase toda a carga de ingressos para a galera coxa-branca, que promete comparecer em peso para incentivar o Cori a manter um tabu. Em oito jogos disputados contra o Malutrom, antigo nome do adversário de hoje, o Coxa nunca saiu de campo derrotado.

Plano de fortalecimento para Renan

A lesão que afastou Keirrison dos gramados por oito meses deixou ressabiada a comissão técnica e o departamento médico do Coritiba. Na tentativa de reduzir o máximo possível as chances de a fatalidade se repetir com outras jovens revelações alviverdes, os médicos e preparadores físicos do Alto da Glória prepararam um programa de fortalecimento muscular para Henrique e Renan.

Assim como Keirrison, Renan e Henrique subiram no início do ano da equipe de juniores e vinham participando com freqüência dos jogos do time principal. Mas a contusão do atacante deu ao clube a certeza de que os jovens precisam estar mais fortes para agüentar a pegada forte das partidas entre profissionais.

No início deste mês, o meia e o zagueiro foram afastados da equipe, para um tratamento especial de fortalecimento muscular. ?A gente descansou um final de semana e nos outros dias fez um trabalho forte, com musculação em dois períodos?, conta Renan.

Henrique e Renan ficaram fora da partida contra a Adap, pelo campeonato paranaense, e do jogo de volta contra o Icasa, pela Copa do Brasil. A previsão era que eles ficassem afastados do time por pelo menos 15 dias, mas a suspensão de três titulares deve acelerar o retorno de Renan, que está cotado para atuar hoje, contra o J. Malucelli. ?Mas o trabalho vai continuar?, garante o jogador. ?Mesmo que eu entre domingo (hoje) e nos outros jogos, a gente vai continuar fazendo esse trabalho forte de musculação?, diz. (CM)

Cristiano é a dúvida do J. Malucelli

Cristian Toledo

Será que Cristiano joga? O artilheiro do J. Malucelli -com sete gols no campeonato paranaense – está clinicamente recuperado de uma lesão na face, sofrida na véspera do jogo contra o Atlético, no segundo turno. Mas ele ainda não conseguiu superar o susto, o que fica evidente durante os treinos. A preocupação do técnico Lio Evaristo é não ter na partida de hoje, contra o Coritiba, o jogador confiante que chegou a fazer cinco gols em dois jogos seguidos. E se não houver confiança, Cristiano não joga.

Lio deve esperar até o limite para acompanhar as reações do atacante, mas o treino de quinta, no Pinheirão, disputado sob forte chuva, deu uma mostra das dificuldades que o jogador ainda tem. Em alguns lances de simples conclusão de cabeça, Cristiano não foi para a jogada com a força necessária. ?Ele ainda está receoso?, resume o treinador.

Sem Cristiano, o J. Malucelli fica, na verdade, sem duas opções para o ataque, pois Alcides foi submetido a uma artroscopia no início da semana. E Lio Evaristo teria três jogadores para atuar ao lado de André Nunes: Leandrão, Tiganá e Marcelo. Certo é que Lio vai escalar Robson no gol, volta com Wiliam no meio-campo e reforça o setor de marcação com Anderson e Leonardo.

CAMPEONATO PARANAENSE
Quartas-de-final – jogo de ida
J. MALUCELLI x CORITIBA

J. Malucelli: Robson; George, Réferson (Paulo César), Élton e Emerson; Anderson, Leonardo, Fabinho (Rodrigo) e Wiliam; Leandrão (Cristiano) e André Nunes. Técnico: Lio Evaristo

Coritiba: Arthur; Anderson, Marcelo Batatais e Índio; James, Peruíbe, Jackson, Guaru (Márcio Egídio) e Julinho; Renan (Anderson Gomes) e Ludemar (Vinícius). Técnico: Estevam Soares

Em campo
Local: Pinheirão
Horário: 16h
Árbitro: Cleivaldo Bernardo
Assistentes: Rogério Carlos Rolim e Juvenal Pereira de Oliveira

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas