Tatuquara ganha primeiro centro de luta municipal

O secretário municipal do Esporte e Lazer, Neivo Beraldin, entregou na noite da última quinta-feira o Centro de Esporte e Lazer Tatuquara, que passa a contar com o primeiro centro municipal de luta olímpica. Com uma academia de musculação, o novo centro de esporte e lazer terá capacidade para fazer 7.500 atendimentos.

“Este espaço tem as mesmas estruturas das melhores academias de Curitiba e servirá para formar jovens por meio do esporte, além de trazer melhor qualidade de vida aos moradores do Santa Rita”, afirmou o secretário Neivo Beraldin.

O centro de esporte do Tatuquara conta com vestiários, sala de musculação, tatame de luta, estacionamento e terá um playground para crianças. Também há uma área para ginástica e musculação, que vai permitir o desenvolvimento físico e a recuperação muscular.

“A estrutura deste centro é muito boa. Ainda mais, para quem vive no Santa Rita, que nem academia de ginástica tinha por perto”, elogiou a dona de casa, Sandra Teresa Soares.

Divulgação
Demonstração da capoeira na inauguração do centro de luta metropolitano.

Para atender a população, o novo espaço ocupará dois barracões da Curitiba S/A. A academia de musculação terá 704,38 metros quadrados. E o centro de lutas contará com uma área de 490,3 metros quadrados, onde oferecerá aulas de capoeira, jiu jitsu e luta greco-romana.

A arena de prática de luta terá 150 metros quadrados e contara com instrutores preparados para atender crianças e jovens. As aulas que serão supervisionadas pelo superintendente da Secretaria de Esporte e Lazer, Rudimar Fedrigo, mestre em artes marciais.

A capacitação dos professores de luta será feita pelo técnico cubano de luta olímpica, Alejo Morales Fernandez. Morales foi quem treinou a lutadora Rosângela Conceição, primeira brasileira a ganhar uma medalha olímpica em luta greco-romana.

“A intenção é aprimorar as técnicas de combate e também o trabalho de preparação de atletas, sem esquecer que o objetivo principal é a massificação do esporte, como meio de formação dos jovens”, afirmou Morales.

Durante a inauguração, o campeão pan-americano Cristiano Marcello fez uma demonstração de jiu jitsu. Também houve uma apresentação de capoeira para os moradores.

“Este centro é uma oportunidade para demonstrar para as pessoas como a luta transformar a vida de um jovem. Sou um exemplo disto, pois viajei o mundo como lutador”, afirmou Marcello, que é professor da Academia Chute Box.

Depois das apresentações, o motorista, Reinaldo Santos decidiu que inscreverá seus dois filhos para aprender capoeira. “Se ele entrar no caminho do esporte, provavelmente ficará de fora do mundo da violência e do crime. Eu acredito que este centro mudará a vida de todo mundo”, afirmou Santos.

Participaram da inauguração da academia, o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Juraci Barbosa Sobrinho, e o diretor do Sesi Boqueirão, Roberto Costacurta. O Centro do Tatuquara funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 21h, na Rua Pero Vaz de Caminha, 560, Moradias Santa Rita, Tatuquara.