O surto de gastroenterite que atingiu vários participantes do Mundial de Atletismo, que está sendo realizado em Londres, fez um baixa de peso na competição. O velocista de Botswana Isaac Makwala anunciou nesta terça-feira que não vai participar do final dos 400 metros no Estádio Olímpico por causa do problema.

continua após a publicidade

Makwala era apontado como principal desafiante do sul-africano Wayde Van Niekerk nas provas dos 200m e dos 400m no Mundial. A desistência de Makwala se dá no momento em que ele vive o auge da sua carreira. Em julho, ele se tornou o primeiro velocista a correr os 200m em menos de 20s e dos 400m em menos de 44s em um mesmo dia, em uma competição em Madri. Ele também é o detentor do melhor tempo de 2017 nos 200m – 19s77 – e o terceiro mais rápido nos 400m.

continua após a publicidade

Na última segunda-feira, ele já havia desistido da disputa dos 200m ainda nas eliminatórias por causa do problema. Nesta terça, então, ele chegou a declarar em seu perfil na rede social Facebook que estava se sentindo bem. Mas cerca de cinco horas antes da final, agendada para as 17h50 (horário de Brasília), a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês) anunciou que Makwala havia desistido da prova.

continua após a publicidade

Nove pessoas envolvidas no Mundial de Atletismo ainda sofrem com os efeitos de um vírus que atingiu competidores e funcionários que se hospedam em um dos hotéis oficiais do evento pelo suposto consumo de alimentação estragada.