Bora pro Paraguai!

Surpresa: Deportivo Capiatá será o adversário do Atlético

Pérez comemora seu gol na vitória do Deportivo Capiatá em Lima. Foto: Estadão Conteúdo

Um dia depois de suas dramáticas classificações, Atlético e Botafogo conheceram nesta quinta-feira (9) quem serão seus adversários na terceira fase preliminar da Copa Libertadores, a última antes da fase de grupos da competição continental. O time carioca terá pela frente o Olimpia, tradicional clube do Paraguai, que eliminou o atual vice-campeão Independiente del Valle, do Equador. O Furacão jogará contra outro paraguaio, o Deportivo Capiatá, que tirou o Universitario, do Peru.

O adversário do Atlético saiu de forma surpreendente. Na ida, no Paraguai, o Universitario venceu por 3×1 e só precisa administrar a vantagem em Lima. Mas o Deportivo Capiatá jogou melhor, mesmo como visitante e criou inúmeras chances. Fez 2×0 no primeiro tempo com dois gols do atacante Gamarra e obteve o gol da classificação com Pérez, aos 21 minutos da segunda etapa.

A definição oficial dos jogos acontecerá hoje. Sabe-se com certeza das datas, as duas próximas quartas-feiras, dias 15 e 22, às 21h45. Mas o Atlético afirma que o primeiro jogo será na casa do Capiatá, o estádio Galeano Segovia, enquanto o site da Conmebol marca, até o início da manhã desta sexta (10), o jogo de ida para a Arena da Baixada.

Para dizer que a decisão da vaga será em Curitiba, o Furacão alega a melhor posição no site da Conmebol, colocado pela própria entidade como definidor de mando de campo nas duas primeiras fases. Nesse ranking, o Atlético é o 71º colocado, enquanto o Capiatá, estreante na Libertadores, está na última posição. Passando de fase o Rubro-Negro entraria no grupo 4, com Flamengo, San Lorenzo e Universidad Católica.

Botafogo

Para encarar o Botafogo, o Olímpia suou contra o Independiente del Valle mesmo jogando no lotado estádio Defensores del Chaco, em Assunção. Como havia perdido na ida por 1 a 0, tinha de vencer em casa e logo abriu 2 a 0 com gols de Benítez e Montenegro. Mas antes do intervalo levou um gol de Cortéz e a vaga estava ficando com os equatorianos. Aí apareceu a estrela do experiente centroavante Roque Santa Cruz, que marcou o tento salvador aos 36 da segunda etapa.

O confronto entre Botafogo e Olímpia também será disputado nas duas próximas quartas-feiras. O primeiro será no estádio do Engenhão, no Rio, e a volta acontecerá em Assunção. Quem passar entrará no Grupo 1 que conta com o colombiano Atlético Nacional, atual campeão, o argentino Estudiantes e o equatoriano Barcelona, de Guayaquil. (com Estadão Conteúdo)