Acontece hoje e amanhã, no Pico de Matinhos, a seletiva paranaense do Circuito Brasileiro de Surfe Universitário – Lui Lui Surf Festival. A organização do evento ainda não definiu o número de inscritos. Até ontem à noite, confirmaram presença pouco menos de 60 atletas. Mas pela qualidade de quem já confirmou presença, a disputa promete ser de alto nível.

As baterias começam às 8h, com a 1.ª fase da categoria universitária masculina. Ao meio-dia, entram no mar as atletas da feminina. Na seqüência, às 13h, a fase inicial do tag team. No final das disputas será realizado o simpósio técnico, com a participação de todos os atletas. No domingo, as baterias voltam a ser disputadas a partir das 8h, novamente com a masculina. As finais serão realizadas entre as 13h e 14h30. Os vencedores ganharão passagens aéreas da TAM para qualquer lugar do Brasil. Os vice-campeões levam pranchas Storm Rider e os quatro finalistas terão kits Billabong, Lui Lui, Bully?s, Renault e Sundown.

O campeonato apresentará um formato inovador, proporcionando a todos os atletas a possibilidade de recuperação de uma performance ruim na fase inicial do evento. Todos os surfistas competem em baterias de quatro atletas por duas vezes. Serão somadas as quatro melhores ondas de cada atleta e os oito melhores classificados seguirão para a semifinal, daí valendo o sistema normal de competição, com duas baterias de quatro atletas, com os dois melhores de cada uma avançando até a decisão.

Outra atração, tanto no mar quanto na areia, será o tag team entre as faculdades. A competição funciona como um revezamento, com quatro surfistas (entrando um por vez no mar). A equipe vencedora estará classificada para a final do Circuito, onde será definida a melhor faculdade do Brasil no surfe.

O Lui Lui Surf Festival tem apresentação da TAM, com o patrocínio da Renault e Billabong. Co-patrocínio da Sundown Sport. Apoio: Bully?s, Billabong Girls, Bennett Foam, Storm Rider Surfboards e VeniceMag. Realização: Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Surf (Ibrasurf).