Com o apoio do governo estadual, a Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro vai realizar um circuito de quatro etapas, de janeiro a março. O acordo foi fechado por intermédio da Secretaria de Esportes, em um trabalho da sub-secrataria de Esportes Comunitários, em parceria com a ONG Arte e Vida.
A primeira etapa acontece ainda no final de janeiro, nos dias 21 e 22, em Saquarema, na Região dos Lagos. A segunda disputa rola no fim de semana seguinte (28 e 29 de janeiro), em Macaé.
Na seqüência, no meio da semana, dias 1.º e 2 de fevereiro, o encontro será em Cabo Frio. Depois do intervalo para etapas do Circuito Mundial, o encontro será no Rio de Janeiro, nos dias 4 e 5 de março.
Campeão elogia
Atual campeão mundial de skate downhill, o canadense Thomas Edstrand conheceu nesta quarta-feira a Vista Chinesa, no Rio de Janeiro, palco da primeira etapa do Circuito Mundial de 2006. Ele aprovou o circuito de 1,5 km, mas disse que deverá encontrar dificuldades.
"Os skatistas locais são muito bons e estão acostumados com o percurso. Vou ter bastante dificuldade aqui no Rio e não existem favoritos. Mas, sem dúvida, será um evento fantástico", diz Thomas Edstrand, de 28 anos.
Nesta sexta-feira, o Rio Downhill 2006 terá início com as disputas classificatórias. Cada skatista descerá o percurso e os 64 melhores tempos estarão na próxima fase, onde haverá baterias de quatro competidores. Também acontecerá a definição dos melhores atletas no street luge, buttboard, gravity bike e in-line. No domingo acontecem as finais.


