Sul-Brasileiro Masters de Natação

O Clube Curitibano sedia, neste sábado e domingo, o 16.º Campeonato Sul-Brasileiro Masters de Natação – Troféu Êxito Arte, com participação de 550 atletas no masculino e no feminino. Além de aproximar competidores de diferentes idades e abrir espaço para que eles avaliem seu nível técnico, a competição serve como preparação para o mais importante torneio de natação master do mundo – a 9.ª Shina Champion-ship Masters, marcada para agosto deste ano, na Universidade de Stanford (Califórnia – EUA).

Estão na disputa nadadores do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Para o técnico do Curitibano, Homero Cachel, a pretensão da equipe master do clube está bem definida. "Temos atletas de alto nível na equipe, alguns até batedores de recordes. Estamos preparados para conquistar o título", revela. As grandes esperanças do clube são os nadadores Marcus Matioli, Iara Scarpeli e Frederico Lacerda. Matioli bateu o recorde mundial nos 200 metros nado livre, na categoria acima de 45 anos, durante a 5.ª Copa Mercosul Masters, em maio de 2006. Já Iara, de 38 anos, bateu o recorde sul-americano nos 200 metros nado costas, no último Campeonato Paranaense de Masters. Lacerda, de 30 anos, é o grande nome no estilo borboleta, nos 50 e 100 metros. Já na categoria entre 80 e 84 anos, o nadador Waldemar Oswaldo Bianco, de 83 anos, é a grande aposta.

As competições de natação master contêm os quatro estilos tradicionais – borboleta, peito, costas e crawl. As categorias são divididas de acordo com a faixa etária, sendo a primeira composta por nadadores entre 20 e 24 anos. As subseqüentes são divididas de cinco em cinco anos, para que haja equilíbrio nas raias. Os competidores serão avaliados pelo critério de melhor tempo, e não por eliminatórias. As premiações serão individuais e por categoria.

Voltar ao topo