Sul-africano com dupla amputação vai a Londres no 4 x 400 m

O atleta sul-africano Oscar Pistorius será o primeiro atleta com dupla amputação a disputar os Jogos Olímpicos, depois que foi incluído na equipe sul-africana do revezamento 4 x 400 metros para a Olimpíada de Londres-2012.

Conhecido como ‘Blade Runner’ ou ‘o homem mais rápido sem pernas’, Pistorius integrou o revezamento sul-africano do 4 x 400 m que conquistou a medalha de prata no Mundial de 2011 na Coreia do Sul, apesar de não ter disputado a final.

Pistorius usa pernas artificiais de fibra de carbono e foi aceito em competições oficiais a partir de 2008, quando o Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) rejeitou um recurso da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), que alegava que as pernas artificiais representavam uma vantagem injusta.

Na sexta-feira passada, Pistorius fracassou na tentativa de obter a classificação para a prova dos 400 metros rasos. Ele completou a final da distância no Campeonato Africano, disputado no Benin, em segundo lugar com o tempo de 45s52, mas o índice olímpico era de 45s30.

Pistorius completou a prova com o tempo de 45s20 em um meeting em Pretoria em março, mas não conseguiu repetir a marca em um evento internacional, um requisito para ser convocado para a equipe sul-africana.

Voltar ao topo