Hannover – A Suíça se classificou para as oitavas-de-final da Copa do Mundo ao vencer a Coréia do Sul por 2 a 0 ontem, em Hannover, pela 3.ª rodada do Grupo G. Quem gostou do resultado foi a França, que venceu Togo e ficou com a outra vaga da chave. Com a vitória, a Suíça terminou a primeira fase na 1.ª posição da chave, com sete pontos, e agora enfrenta a Ucrânia na próxima fase, na segunda-feira, em Colônia. Em sua última Copa, em 94, os suíços também haviam chegado às oitavas. A Coréia do Sul terminou em 3.º no grupo, com quatro pontos e deixou escapar a chance de se classificar.
Disposta a não ter problemas para garantir a vaga nas oitavas, a Suíça marcou aos 23 minutos. Barnetta cobrou falta levantando na área, Senderos subiu no meio dos marcadores e cabeceou firme e fez 1 a 0.
Depois de muito equilíbrio na 1.ª etapa, a Coréia apertou e teve boas chances de empatar antes do intervalo.
Antes da metade do 2.º tempo, a França abriu 2 a 0 sobre Togo. O resultado eliminava a Coréia do Sul, que teve que ir para cima, em busca pelo menos do empate.
A Suíça passou a jogar ainda mais no contra-ataque. O golpe de misericórdia suíço veio aos 33?. O zagueiro coreano fez um belo passe para Frei, que aproveitou a bobeada, driblou o goleiro Lee Woon-Jae e tocou para o gol vazio.
Reclamando de impedimento no 2.º gol suíço, os coreanos tentavam pelo menos diminuir a desvantagem no placar. Aos 38?, depois do bate-rebate, Kim Jin-kyu recebeu na pequena área, bateu forte, mas acertou o travessão.