Substituto de Guardiola assina até 2014 com o Barcelona

O técnico Tito Vilanova, 42, que era auxiliar de Josep Guardiola e será seu substituto, assinou hoje contrato com o Barcelona até 30 de junho de 2014. Apesar de já ser funcionário do clube, o acordo atual oficializa o novo cargo. Depois Vilanova posou para as fotos oficiais do clube ao lado do presidente Sandro Rossel e do diretor de futebol Andoni Zubizarreta. Em seguida, atendeu os jornalistas.

Tito disse que vai continuar com a mesma filosofia de Guardiola, responsável pelos anos mais vitoriosos da centenária história do Barcelona. Foram 14 títulos desde 2008. Assim como Guardiola, Vilanova foi formado como jogador e treinador nas categorias de base da equipe. E ficou famoso na temporada passada por ter tomado uma dedada no olho do técnico português José Mourinho, do rival Real Madrid, após um duelo clássico.

Guardiola e Tito se conheceram na década de 1980, na base barcelonista. Enquanto o primeiro subiu ao time principal, destacou-se e ficou na equipe até 2001, Vilanova ficou no Barcelona B entre 1988 e 1990, quando se transferiu para o Figueres, clube da segunda divisão espanhola.

Posteriormente, Vilanova passou pelos espanhóis Celta de Vigo, Badajoz, Mallorca, Lleida, Elche e Gramanet. Em 2002, se aposentou como jogador para voltar ao time catalão e se formar como treinador. Na base catalã, comandou Piqué, Fábregas e Messi. Tornou-se diretor esportivo do Figueres e assistente técnico do Terrassa.

Em 2007, Guardiola, então comandante do time B do Barcelona, chamou Tito para ser seu assistente. Em 17 de junho de 2008, subiu junto com Pep para a equipe principal.

Voltar ao topo