Sub-20 embarca hoje para o mundial

Os três paranaenses que integram a seleção sub-20, que se prepara para o mundial da categoria, nos Emirados Árabes, embarcam hoje para a competição. Adriano, do Coritiba, é titular na lateral esquerda e treina desde a apresentação. Dagoberto, do Atlético, passou dez dias fazendo tratamento médico -o Atlético chegou a pedir seu desligamento – mas é dado como principal atacante do time pelo técnico Marcos Paquetá. E Fernandinho, também do Atlético, chegou 5 dias depois e também embarca hoje como opção para a meia.

A seleção brasileira sub-20 encerra a sua preparação para o mundial, entre os dias 27 de novembro e 19 de dezembro. Apesar de não poder contar com todos os jogadores que gostaria, o técnico Marcos Paquetá gostou do desempenho do grupo nos dez dias de treinamentos na Granja Comary, em Teresópolis.

De acordo com Paquetá, até mesmo o fato de receber os jogadores aos poucos, já que começou a treinar com 13 atletas e terminou com 19, foi um obstáculo superado facilmente. Por isso, sua satisfação com os resultados obtidos pelo grupo, principalmente, no setor defensivo.

Somente o atacante Nilmar, do Internacional, viajará no sábado à noite, acompanhado do supervisor de seleções de base, o ex-jogador Branco, porque foi dispensado para enfrentar o Figueirense, pelo campeonato brasileiro.

“Fiz uma concessão e liberei o Nilmar, mas ele de forma alguma será desconvocado”, afirmou Paquetá. Em seguida, o treinador explicou por quê não esperou pelo meia Diego Souza e o atacante Vágner Love, ambos do Palmeiras. “Aguardei o quanto pude. Não tinha como esperar mais uma rodada. E se o Palmeiras não se classificasse? Ficaria sem quatro jogadores no grupo (além de Nilmar, liberado, o atacante Dagoberto se recupera de contusão).”

Técnico quer prioridade máxima para sub-23

Rio –

Os nove dias que passou com a seleção sub-23 trouxeram duas certezas ao técnico Ricardo Gomes: nunca o País teve uma “safra” tão boa de craques e nenhum atleta será poupado para a disputa do pré-olímpico do Chile, entre os dias 7 e 25 de janeiro. O treinador enfatizou que convocará os jogadores considerados, por ele, capazes de dar o título da competição ao Brasil. “Se for preciso chamar onze jogadores de um mesmo clube, vou convocar. Conseguir as liberações é com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol)”, frisou Gomes, ao dispensar os jogadores ontem. “Preciso contar com a força máxima. E não vou abrir mão disso.” Para exemplificar o que o treinador quis dizer, somente o Santos tem cinco atletas muito cotados para compor a lista: o zagueiro Alex, o volante Paulo Almeida, os meias Elano e Diego, além do atacante Robinho. Outro clube com um grande número de selecionáveis é o Cruzeiro, que também tem cinco: o goleiro Gomes, os zagueiros Edu Dracena e Luisão, o lateral-direito Maicon e o volante Wendel.

O técnico da seleção sub-23 salientou que seu objetivo é o de ser campeão do pré-olímpico e assegurar automaticamente uma das duas vagas em disputa para os Jogos de Atenas. A possibilidade de obter o único título que o Brasil não tem, a medalha de ouro nas Olimpíadas, foi reforçada após o desempenho do grupo nesses nove dias, em que a seleção derrotou o Corinthians e o Santos em dois amistosos.

“Estou muito empolgado e alguns jogadores me surpreenderam. Foram várias as surpresas agradáveis”, contou Gomes. O treinador não escondeu a satisfação com o desempenho de Maxwell, do Ajax, no lado esquerdo do campo. “Temos um excelente grupo, em todos os sentidos, e vou ter trabalho para escolher os 22 nomes para o pré-olímpico.

Sobre as duas vitórias em partidas realizadas em São Paulo, contra o Corinthians, por 2 x 0, e o Santos, por 3 x 1, Gomes gostou da exibição da equipe. Destacou o bom desempenho e entrosamento dos atletas tanto dentro de campo quanto na concentração. Neste ponto, destaque para Robinho e o meia Carlos Alberto, do Fluminense, responsáveis pelas brincadeiras para animar o grupo.

Agora, a intenção de Gomes é a de realizar a convocação entre os dias 15 e 20 de dezembro. No dia 26 de dezembro, os jogadores se apresentam e ficam treinando na Granja Comary, em Teresópolis, na região serrana, até o dia 30. E voltam a se encontrar no dia 2 de janeiro, quando embarcarão para o Chile.

No total, dez equipes estarão disputando as duas vagas para os Jogos de Atenas. O Brasil está no grupo A, com sede em Concepción, e atuará na primeira fase contra a Venezuela, no dia 7 de janeiro, o Paraguai, dia 9, o Uruguai, dia 11, e o Chile, dia 15. O grupo B, com sede em La Serena, é formado por Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador e Peru.

Voltar ao topo