A australiana Samantha Stosur e a sérvia Ana Ivanovic confirmaram favoritismo e estrearam com vitórias em Roland Garros, neste domingo, no primeiro dia de disputas da chave principal do Grand Slam francês. Sexta cabeça de chave, a tenista da Austrália venceu a britânica Elena Baltacha por 2 sets a 0, com 6/4 e 6/0, enquanto Ivanovic, campeã da importante competição parisiense em 2008, arrasou a espanhola Lara Arruabarrena-Vecino com duplo 6/1.

Com o tranquilo triunfo na primeira rodada, Stosur enfrentará na próxima fase a norte-americana Irina Falconi, que neste domingo estreou derrotando a romena Edina Gallovits-Hall por 2 sets a 1, de virada, com 3/6, 6/3 e 6/1. Já Ivanovic, a 13.ª cabeça de chave na capital francesa, medirá forças com a ganhadora do duelo entre a israelense Shahar Peer e a canadense Stephanie Dubois.

A primeira rodada do torneio feminino de Roland Garros ainda não contou com nenhuma grande surpresa e também já teve o avanço da alemã Angelique Kerber, décima cabeça de chave, à próxima fase. Ela venceu neste domingo a chinesa Shuai Zhang por 2 sets a 0, com 6/3 e 6/4, e terá pela frente agora a ganhadora do duelo entre a italiana Romina Oprandi e a búlgara Olga Govortsova.

Outras duas tenistas que estrearam com vitória neste domingo foram a russa Svetlana Kuznetsova, campeã de Roland Garros em 2009, e a checa Lucie Safarova. A primeira delas arrasou a croata Mirjana Lucic com 6/1 e 6/3, enquanto Safarova teve ainda mais facilidade para passar pela bielo-russa Anastasiya Yakimova com 6/2 e 6/0.

A adversária de Safarova na próxima fase já foi definida neste domingo. Será a espanhola Maria Jose Martinez Sanchez, que superou a checa Eva Birnerova, de virada, com 4/6, 6/4 e 8/6.

Outro duelo confirmado da segunda rodada reunirá a norte-americana Melanie Oudin e a italiana Sara Errani. A tenista dos Estados Unidos avançou ao estrear com vitória sobre a sueca Johanna Larsson por duplo 6/3, enquanto a jogadora da Itália passou pela australiana Casey Dellacqua, de virada, com 4/6, 6/2 e 6/2.