Tal qual Sebastian Vettel tem dominado a Fórmula 1, Casey Stoner é soberano na MotoGP. Neste sábado, o australiano foi o mais rápido no treino classificatório do Grande Prêmio da Itália, em Mugello, e vai largar na pole position pela quinta vez em oito etapas da temporada da principal categoria do motociclismo mundial.

continua após a publicidade

Líder absoluto do Mundial, Stoner, da equipe oficial da Honda, vai atrás da sua quinta vitória na temporada. Ele já venceu no Qatar, na França, na Catalunha e na Inglaterra. Dessas, só não largou na pole em Silverstone. Também subiu ao pódio na Holanda (em segundo) e em Portugal (terceiro). A prova na Itália tem largada prevista para às 9h pelo horário de Brasília.

Para ficar com a pole em Mugello, o australiano entrou cedo na pista e logo marcou o tempo de 1min48s034. Pouco depois começou a chover, o que garantiu a volta mais rápida a Stoner. O norte-americano Ben Pires, da Yamaha, vencedor da última etapa, na Holanda, ficou com a segunda posição no grid, quase meio segundo atrás do pole position: 1min48s479.

O italiano Marco Simoncelli, pole position na Holanda e também na Catalunha, mas que é apenas o décimo colocado no Mundial, vai largar em terceiro, com o tempo de 1min48s485. Segundo colocado na classificação da MotoGP e atual campeão da categoria, o espanhol Jorge Lorenzo fez o quinto melhor tempo apenas.

continua após a publicidade

Dani Pedrosa, retornando às pistas depois de passar por uma cirurgia na clavícula, larga em oitavo. Já o italiano Valentino Rossi, que enfrenta problemas com a sua Ducati, decepcionou a torcida da casa e larga apenas em 12.º. Na sua volta mais rápida, o heptacampeão foi 1s868 mais lento que Stoner.