Stock Car vive a primeira ?final? da temporada

Miguel Costa Jr./MF2
Giuliano Losacco dominou os treinos de ontem, bateu o recorde da pista de Brasília e largará na pole position.

Brasília (AE) – A Stock Car terá hoje, no Autódromo Internacional de Brasília, sua primeira decisão da temporada. Na 8.ª etapa do campeonato, que vai ser disputada no anel externo da pista brasiliense, serão conhecidos os seis pilotos que irão se juntar aos quatro já classificados para o playoff final. Nas quatro últimas provas do ano, apenas estes 10 pilotos irão lutar pelo título. A prova em Brasília começa às 10h30. Estão na briga – pelas seis vagas – 18 pilotos.

Em corrida, o que vale é o resultado final e, claro, entrarão no playoff os dez pilotos que somarem mais pontos. Mesmo assim, o matemático Carlos Alberto Pereira, da USP, fez um estudo para mostrar os pilotos que têm mais chance de entrar no seleto grupo dos que irão disputar o título.

Pereira levou em conta aspectos como os resultados de cada um dos postulantes nas sete etapas anteriores e a comparação com os outros concorrentes. Dessa forma, concluiu que, matematicamente, o paranaense Rodrigo Sperafico, que soma 56 pontos, tem 99,9% de chances de se classificar, índice ligeiramente superior ao do paulista Felipe Maluhy, que tem o mesmo número de pontos.

O mesmo cenário dá chances diferentes para Antônio Jorge Neto e Alceu Feldmann, que têm 55 pontos cada. ?O cenário previsível é que as posições de chegada na corrida (de Brasília) não sejam muito diferentes das corridas anteriores?, diz.

Se Sperafico e Maluhy dificilmente ficarão sem uma vaga, o paulista Chico Serra, por exemplo, que soma apenas 14 pontos, só atingirá o playoff caso nenhum dos pilotos que estão na sua frente na classificação marque pontos. Uma situação improvável, tanto matematicamente quanto na prática.

Treino

Giuliano Losacco foi o dono do sábado e vai ser o pole-position da etapa de Brasília da Stock V8. Ele fechou a melhor volta na superclassificação de ontem em 58s614 – a prova será no anel externo do autódromo Nélson Piquet. O tempo registrado – 58s614 – é o novo recorde para o traçado da capital federal. ?O carro foi excelente no treino, correspondendo às expectativas. Largar na frente é sempre importante, mas o que vale mesmo é a corrida. Vou tentar aproveitar a vantagem de estar rápido nas curvas?, afirmou Losacco.

Chico Serra segue firme na sua luta pelo ?milagre? e larga em segundo. O melhor paranaense no grid é David Muffato, que será o sétimo. Os outros pilotos locais: Rodrigo Sperafico (13.º), Tarso Marques (25.º), Alceu Feldmann (26.º), Diogo Pachencki (27.º), Júlio Campos (29.º) e Thiago Marques (31.º).

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.