Stock Car projeta 2009 em Viamão

Viamão – A programação oficial da 11.ª e penúltima etapa da Copa Nextel Stock Car 2008 começa hoje, com os treinos livres, no autódromo de Tarumã. Os pilotos da Stock fazem o primeiro dos dois treinos programados às 10h35, retornando às 15h05 para o segundo treinamento. Amanhã acontece, a partir das 10h30, o treino que define o grid de largada, e no domingo a 11.ª etapa tem início às 10h15.

Além da briga pelos títulos, a atração em Viamão é o carro 2009 da Copa Nextel Stock Car. Após a apresentação em São Paulo, na quarta-feira, o carro será utilizado para testes neste final de semana no Autódromo de Tarumã.

Hoje ele rodará por uma hora com o piloto Felipe Giaffone, das 17h às 18h, enquanto no sábado será a vez dos pilotos que disputam o playoff andarem pela primeira vez, com cinco voltas para cada um dos cinco primeiros colocados.

O paulista Ricardo Maurício lidera a competição com 270 pontos, cinco a mais que Marcos Gomes. Thiago Camilo aparece em terceiro, com 238, seguido por Giuliano Losacco, com 231, e Popó Bueno, 222.

Apenas estes cinco pilotos ainda têm chances de conquistar o título. E Ricardinho pode garantir o caneco por antecipação – para isso, ele precisa vencer ou chegar em segundo lugar e torcer para que Marcos Gomes não marque pontos.

Novidade

O novo carro da Stock Car substituirá o atual projeto, que ficou nas pistas por nove anos. Segurança, evolução tecnológica, custos baixos de manutenção e design moderno são as premissas do projeto desenvolvido pelos engenheiros Nicola Scimeca, ex-projetista da Dallara, e Gustavo Letho, da JL Competições, que promete tornar ainda mais forte a categoria. No ano que vem, a Copa Nextel terá 16 equipes e grid com 32 carros.

“O modelo atual é bastante seguro e competitivo, mas precisávamos de um carro mais moderno e que acompanhasse o crescimento da categoria?, explica Carlos Col, organizador da Stock. “O novo carro será ainda mais seguro, apresenta uma série de evoluções tecnológicas e design moderno com equalização da aerodinâmica. Além disso, buscamos a padronização e a maior durabilidade das peças para reduzir custos de manutenção para as equipes”, completa.

O novo carro terá o banco do piloto em Dural, com proteção lateral para a cabeça, sendo o mesmo utilizado pela Nascar, nos Estados Unidos. O posicionamento do piloto, mais próximo do centro do carro, permitirá mais facilidade para entrar e sair do veículo. Além disso, o design estrutural permitirá a abertura do teto, o que facilitará a retirada do capacete e imobilização do piloto em caso de acidente.

Nas laterais há maior espaço, onde serão aplicados materiais de absorção de impacto. Ainda neste tema, haverá um Crash Box dianteiro e outro traseiro, que são peças estruturais de fibra de carbono feitas para absorver impactos, aumentando a segurança para quem bate e para quem é atingido. Posicionado no centro do carro, o lugar mais seguro, o tanque estará dentro de uma caixa de alumínio, garantindo maior segurança.

Voltar ao topo