![]() |
| O paranaense Alceu Feldman tenta vaga no grid. |
São Paulo – O campeonato brasileiro de Stock Car V8 inicia hoje a 27.ª temporada de cara nova. Pela primeira vez em sua história, a principal categoria do automobilismo nacional contará com carenagens de duas montadoras na pista (Chevrolet e Mitsubishi). Neste ano, os Astra Sedan terão a companhia dos Lancer. A abertura do campeonato está marcado para as 13h de domingo, no Autódromo de Interlagos (com SporTV).
"Esse é um significativo marco na história da Stock Car, pois, pela primeira vez, outra marca que não a Chevrolet vai estar no campeonato. Estou na Stock desde o primeiro ano (1979) e participei de todas as mudanças da categoria. É muito bom ser pioneiro mais uma vez. Espero que a entrada da Mitsubishi traga outras montadoras também", disse Ingo Hoffmann, 12 vezes campeão da Stock.
Depois de muita negociação entre as equipes, o número de pilotos também cresceu. Em 2004, a V8 tinha em média 33 pilotos por etapa, nesta temporada mais de 40 carros estão inscritos. Entre os destaques, estão o campeão Giuliano Losacco (Medley-A. Mattheis) e os cinco ex-pilotos de Fórmula-1: Ingo Hoffmann (AMG-Filipaper Racing), Chico Serra (Bassani-RC3), Raul Boesel (RR Embratel 21 Motorsport), Luciano Burti (Eurofarma-RC) e Christian Fittipaldi (Terra-Avallone).
Por norma da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), apenas 38 carros alinharão no grid. Os lugares serão assegurados pelo seguinte sistema: 27 pilotos que participaram de pelo menos dez das 12 etapas do último campeonato, o campeão da V8 Light, Diogo Pachenki, e o vice, Reck Júnior, têm lugar garantido no grid. Os demais terão de conquistar a vaga no treino classificatório.
A primeira corrida de Stock Car no Autódromo de Interlagos foi disputada no dia 13 de maio de 1979 e vencida por Affonso Giaffone. O piloto com maior número de vitórias na pista da capital paulista é Ingo Hoffmann, com 25 primeiros lugares. Ingo participou de todas as 101 corridas da Stock Car na pista da capital paulista.



