O Oklahoma City Thunder reagiu na final da Conferência Oeste da NBA. Na noite de quinta-feira, a equipe se impôs em casa e derrotou o San Antonio Spurs por 102 a 82. Assim, encerrou uma impressionante sequência de 20 vitórias da equipe do Texas e diminuiu a vantagem do adversário na série melhor de sete jogos para 2 a 1. O quarto jogo entre as equipes será disputado no sábado, novamente em Oklahoma City.

Kevin Durant liderou o Thunder e foi o cestinha da partida com 22 pontos, enquanto Thabo Sefolosha anotou 19 pontos e roubou seis bolas, sendo quatro delas nos três minutos iniciais da partida. O Spurs, aliás, perdeu 21 vezes a posse de bola na partida de quinta-feira e anotou o seu menor número de pontos nesta temporada.

O francês Tony Parker e Stephen Jackson lideraram o Spurs e anotaram 16 pontos cada. Tim Duncan marcou apenas 11 pontos e o argentino Manu Ginobili fez oito para time do Texas. Já o brasileiro Tiago Splitter atuou por 12 minutos, com dois rebotes, um ponto e uma assistência.

O Spurs teve uma média de 109,4 pontos durante a sua série invicta, tendo marcado menos de 100 pontos apenas duas vezes. A equipe de San Antonio havia quebrado o recorde de vitórias seguidas entre a temporada regular e os playoffs, mas fracassou na tentativa de igualar a sequência de triunfos do Los Angeles Lakers no mata-mata, que conseguiu 11 vitórias em 1989 e 2001. A última derrota do Spurs havia sido exatamente para a equipe da Califórnia, em 11 de abril.

Em casa, o Thunder tentou impor um ritmo forte no início do duelo e chegou a ter sucesso ao abrir 8 a 0. O Spurs, porém, reagiu, se recuperou e terminou o primeiro período com uma vantagem de dois pontos (24 a 22). Mas o time do Texas não conseguiu manter o duelo equilibrado no segundo quarto e viu o Thunder, liderado por Durant, ir ao intervalo vencendo por 54 a 41.

O Thunder manteve a intensidade no terceiro período. Jogando com velocidade e contando com o bom desempenho de Serge Ibaka no garrafão, a equipe ampliou a sua vantagem para 18 pontos (78 a 60) antes do começo do último quarto. Com o revés praticamente definido, o Spurs aproveitou para poupar Parker e Duncan nos minutos finais do duelo. Assim, com tranquilidade, o Thunder definiu o seu triunfo por 102 a 82.

Os playoffs da NBA prosseguem nesta sexta-feira com a disputa do terceiro jogo da final da Conferência Leste. Em desvantagem de 2 a 0, o Boston Celtics recebe o Miami Heat.