São Paulo – A sorte brilhou para Gustavo Kuerten e Ricardo Mello, os dois únicos brasileiros já garantidos na chave principal do US Open.

continua após a publicidade

Na definição dos jogos, ontem, em Nova York, Guga caiu diante do norte-americano Paul Goldstein, enquanto Mello terá pela frente o argentino Juan Monaco. Agora, basta os dois tenistas aproveitarem a sorte.

Guga jamais enfrentou Goldstein, um tenista que apareceu como grande promessa do tênis norte-americano, ganhou todo tipo de apoio, como wild cards (convites) para as principais competições, mas chega aos 28 anos sem ter alcançado o destaque que se esperava. É atualmente o número 64 do ranking mundial e recentemente esteve nas semifinais de Newport e nas quartas-de-final de Indianápolis, ambas competições jogadas em quadras rápidas, exatamente como as de Flushing Meadows.

Se Guga superar seus problemas físicos poderia até passar pela estréia e então teria pela frente o vencedor da partida entre um qualifyier e o espanhol Tommy Robredo. Enquanto isso, Mello joga pressionado pelos 90 pontos que tem para defender da terceira rodada do US Open do ano passado.

continua após a publicidade

Este ano, embora tenha chegado às quartas-de-final de Los Angeles, não vem em bom ritmo. Já enfrentou Juan Monaco por uma vez e perdeu no Aberto de São Paulo. O brasileiro leva a vantagem de saber jogar melhor em quadras rápidas, enquanto o argentino prefere o saibro.

O Brasil tem ainda chance de colocar outros tenistas na chave principal. Flávio Sareta estreou com vitória no qualifying, ao vencer o mexicano Miguel Gallardo Vales por 6/1 e 6/1, e Marcos Daniel joga a segunda rodada hoje. André Sá perdeu para o italiano Giorgio Galimberti por 5/7, 7/5 e 6/2 e Franco Ferreiro para Simone Boeli por 7/6 (8/6) e 7/6 (7/4).

continua após a publicidade

Entre os favoritos, Roger Federer terá estréia fácil diante do checo Ivo Minar; Marat Safin joga com Alexander Popp; Andy Roddick com Gilles Muller e Andre Agassi com Razvan Sabau.

No feminino, Maria Sharapova no seu primeiro evento como a número 1 do mundo, estréia diante de Eleni Daniilidou, da Grécia.