O dia foi bastante ruim para o vôlei de praia feminino brasileiro no Mundial da modalidade, em Stare Jablonki, na Polônia. Das quatro duplas brasileiras que avançaram à segunda fase, só uma delas conseguiu chegar às oitavas de final. As demais foram eliminadas nesta quinta-feira, todas de forma surpreendente, de virada.

A única dupla que avançou foi Lili/Bárbara Seixas. Estreantes em Campeonatos Mundiais, elas têm a melhor campanha da competição na Polônia. Nesta quinta, venceram as suíças Zumkehr e Heidrich: 2 a 0, parciais de 21/13 e 21/12, e na sexta-feira vão enfrentar as holandesas Keizer e Van Iersel nas oitavas de final.

“A dupla suíça é muito forte, mas estudamos bastante o jogo delas e conseguimos colocar em prática nossa estratégia, que deu certo. Sacamos bem e aproveitamos o fato de a Heidrich estar começando agora no Circuito Mundial para impor o nosso jogo. Já as holandesas, nossas próximas adversárias, são bem experientes, costumam jogar com muita vibração e, mais vez, teremos que entrar muito bem preparadas”, disse Bárbara, que foi campeã brasileira jogando ao lado de Ágatha, mas foi separada da parceria pelo técnico da seleção.

De resto, a quinta-feira foi péssima para o Brasil, chegou ao Mundial com suas quatro duplas entre as nove melhores do ranking mundial e só perdeu um jogo na fase de grupos – quando duas parcerias nacionais se enfrentaram.

Líderes do ranking mundial, Taiana e Talita caíram diante das alemãs Ludwig e Walkenhorst por 2 a 1, parciais de 21/17, 14/21 e 20/18, depois de desperdiçarem dois match points.

Já Ágatha e Maria Elisa, perderam para as chinesas Chen Xue/Zhang Xi de forma incrível. Elas venciam o primeiro set por 20/16, mas perderam a concentração e acabaram derrotadas por 23/21. No segundo set, as chinesas, medalhistas nos Jogos de Pequim, controlaram o jogo e fecharam em 21/14.

Por fim, as irmãs Maria Clara e Carol, que fizeram a última partida do dia, levaram a virada das eslovacas Dubovcova e Nestarcova. Atropelaram com 21/10 no primeiro set, mas depois não conseguiram manter o ritmo e foram batidas com parciais de 21/18 e 23/21, num jogo que termino só de noite.