Só 2 brasileiros avançam no WCT

Florianópolis, SC – Começou ontem, no litoral sul de Santa Catarina, o Nova Schin Festval – WCT Brasil, 10.ª etapa do Circuito Mundial de Surfe Profissional. Com mau tempo e ondas de formação irregular na Praia da Joaquina, a organização do evento transferiu a competição para a Praia do Silveira, no interior de Garopaba, 96 km ao sul de Florianópolis.

Com a mudança de local – possível pela mobilidade e estrutura do evento – alguns dos melhores surfistas do mundo tiveram que enfrentar ondas de até 4 pés (cerca de dois metros), mas ainda com mar mexido. Diante desta adversidade, valeu o “feeling” de quem aguardou o melhor momento e escolheu as melhores ondas, esperando os tubos que esporadicamente apareceram no belo mar do Silveira.

E o primeiro dia teve apenas dois brasileiros garantindo vaga na terceira fase. Os outros doze brazucas terão que retornar à água hoje, para buscar na repescagem uma vaga no terceiro round da competição. Quem se deu bem ontem foi o carioca Guilherme Herdy, que venceu a terceira bateria, contra Taylor Knox, o gaúcho Rodrigo Dornelles, e o catarinense Neco Padaratz, que passou na 11.ª e última bateria disputada ontem, batendo o pernambucano Fábio Gouveia e o australiano Daniel Wills.

Hoje o dia abre com as últimas cinco baterias da primeira fase. Destaque para a 12.ª bateria, com dois brasileiros na área: o dono da festa Flávio “Teco” Padaratz enfrenta Danilo Costa e Cory Lopes (EUA). Outro brazuca em ação será Armando Daltro, que compete na 14.ª bateria, contra Damien Hobgood (EUA) e Luke Hitchings (Austrália).

A primeira chamada do dia será às 7h. Caso o mar tenha condições favoráveis, o evento será disputado na Joaquina mesmo. Mas se as condições de mar estiverem melhor em outros picos, o evento cai na estrada e vai buscar o melhor point de ondas no litoral catarinense.

Obrigação de vitória

O paranaense Peterson Rosa foi um dos brasileiros que não passou pela primeira rodada (os outros foram Marcelo Nunes, Victor Ribas, Renan Rocha, Odirlei Coutinho, Paulo Moura, Tanio Barreto, Fabrício Machado, Diego Rosa e o bicampeão brasileiro Leonardo Neves), e hoje entra na água com obrigação de vencer a bateria homem a homem, que começa a definir o emparceiramento da terceira fase, que acontece amanhã.

Voltar ao topo