Mais respeito!

Após polêmica, goleiros fazem campanha em apoio a Sidão

Sidão não tem tido um bom desempenho com a camisa do Vasco.

Após o episódio polêmico em que o goleiro Sidão foi eleito por internautas de maneira irônica como ‘craque do jogo’, no último domingo (12), mesmo após o Vasco ter perdido por 3×0 para o Santos pelo Campeonato Brasileiro, goleiros brasileiros que atuam tanto em território nacional, como fora do país, se manifestaram a favor do companheiro de posição.

Por meio de vídeos, os atletas falam sobre as dificuldades encontradas por quem desempenha a função e destacam o orgulho que sentem pela profissão. A campanha #goleirocommuitoorgulho tem o objetivo de sensibilizar e pedir respeito.

+ Dicas: Sidão é uma boa aposta para mitar na 5ª rodada do Cartola FC!

Entre os que vestem a ‘camisa 1’ e participam da campanha, representantes do futebol paranaense como Wilson, do Coritiba, e Léo, do Athletico. Outros que já passaram por aqui como Weverton, Rodolfo, Fernando Prass, Neto e Felipe Alves.

Entre os nomes conhecidos que também gravaram o vídeo estão Rogério Ceni, Alisson, Fábio, Marcelo Grohe, Dida, Ederson, Zetti, Fernando Henrique, Julio Cesar, Taffarel, Magrão e o próprio Sidão. Ao todo, cerca de 50 arqueiros aderiram à campanha. Na ação, os goleiros destacam, por meio de um texto padrão para todos, a importância da posição que exercem e pedem respeito.

“Você sabe quem somos, somos goleiros. Com muito orgulho. Desde cedo, aprendemos a voar. Nosso grande segredo é saber cair. Se os jogadores de futebol fossem atores, nós, goleiros, seríamos os mais versáteis. Fazemos como ninguém os papéis de herói e vilão, podemos mudar de personagem num estalar de dedos. Aliás, só nós usamos as mãos. Mas não desse jeito, mas assim. Sem agressão. Não nascemos para atacar. Afinal, nossa essência sempre foi e será a defesa. É por isso que estamos aqui. Por falar em mãos, muitas vezes nos aplaudem. Quantas vezes nos apontam dedos ofensivos. Dizem que somos os seres mais solitários no futebol, mas podem nos chamar de solidários. Porque treinamos desde a infância, goleiros ajudam goleiros, em cada treino, em cada aquecimento. É por isso que estamos aqui, para, juntos, pedirmos respeito. A gente sabe que pode ser marcado por uma goleada, mesmo tendo salvado muitas outras”, falam.

Depois da repercussão, a TV Globo anunciou a mudança no formato da eleição do craque do jogo, que agora terá também os votos dos comentaristas das partidas. A repórter Júlia Guimarães, que ficou encarregada de entregar o prêmio ao arqueiro, destacou o seu respeito por Sidão.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do Trio de Ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!