Mais uma vez a Fórmula Truck mostrou por que é a categoria que mais leva público aos autódromos brasileiros. Neste domingo, sob um forte calor, aconteceu a etapa de abertura da temporada 2006, no Autódromo Internacional de Caruaru, em Pernambuco. Os destaques da prova foram os pilotos paranaenses Leandro Totti, que largou em décimo e ficou com a vitória, Wellington Cirino, que chegou em terceiro depois de largar no 12.º lugar, e Diumar Bueno, o 16.º no grid, que abandonou faltando duas voltas, quando ocupava a terceira posição.

Ao deixar a prova, o curitibano acabou com o sonho de um pódio formado por três pilotos do Paraná, que, mesmo assim, ficaram com cinco dos dez primeiros lugares. A prova foi marcada por vários acidentes e pela chuva forte que caiu na última volta e quase tirou a vitória de Totti. O piloto de Londrina perdeu o controle de seu caminhão na última curva, saiu da pista e quase foi ultrapassado por Roberval Andrade, o segundo colocado. Aliás, as dificuldades para Totti, Cirino e Bueno começaram no sábado, quando foram desclassificados juntamente com outros oito pilotos por excesso de fumaça no caminhão. Com isso, os três tiveram que fazer uma corrida de recuperação.

A peformance mais impressionante foi a de Diumar Bueno, que estreou um caminhão novo nesta prova. Depois de partir da 8.ª fila, o curitibano recebeu a bandeira programada na 12.ª volta em 7.º lugar, sendo, inclusive, o piloto mais rápido da pista nas primeiras cinco voltas. Na relargada, Bueno ultrapassou Wellington Cirino e Débora Rodrigues para assumir a 5.ª colocação.

Em seguida, um acidente motivou a entrada do Pace Truck na pista, reagrupando o pelotão. Com o caminhão bem acertado, Diumar ganhou a 3.ª colocação e partiu para o ataque sobre Roberval Andrade.

Bueno lembra que a esta altura da prova seu caminhão era um dos três mais rápidos na pista e que a ultrapassagem sobre Andrade seria uma questão de tempo. Mas um problema mecânico acabou com os sonhos de Diumar, que abandonou faltando duas voltas para a bandeirada. "Foi uma pena, mas mostramos que temos caminhão para brigar por vitórias este ano", comemora o curitibano, que corre com um Volvo FM 12.

Quando tudo parecia resolvido para Totti, o líder, e Cirino, que herdara o 3.º lugar de Bueno, uma forte chuva caiu sobre a pista de Caruaru deixando o asfalto um "sabão". Tanto que Totti saiu da pista duas vezes, dando chance para Roberval Andrade encostar e quase conseguir a vitória. Mas os paranaenses se seguraram e garantiram suas posições, começando bem a temporada. Totti e Bueno buscam seu primeiro título na categoria, enquanto que Cirino, atual campeão, almeja o tetracampeonato da Fórmula Truck.

Mesmo com o abandono, Diurmar Bueno terminou em 10.º, somando um ponto na classificação-geral sendo o melhor piloto da Volvo na corrida. A etapa teve ainda outros dois paranaense na zona de classificação: João Maistro, na 6.ª posição, e Pedro Muffato, na oitava. A próxima etapa da Fórmula Truck também acontece no Nordeste. Desta vez, a categoria corre pela primeira vez no Autódromo Virgílio Távora, em Fortaleza (CE), no dia 16 de abril.

Resultado etapa Caruaru

1.º) Leandro Totti, PR (Ford); 2.º) Roberval Andrade, SP (Scana); 3.º) Wellington Cirino, PR (Mercedes-Benz); 4.º) Vinícius Ramires, SP (Mercedes-Benz); 5.º) José Cangueiro, SP (Mercedes-Benz); 6.º) João Maistro, PR (Scania); 7.º) Regis Boessio, RS (Iveco); 8.º) Pedro Muffato, PR (Scania); 9.º) José Maria Reis, GO (Scania); 10.º) Diumar Bueno, PR (Volvo).

Classificação, após uma etapa

1.º) Leandro Totti, 27 pontos; 2.º) Roberval Andrade, 21; 3.º) Welligton Cirino, 13; 4.º) Vinícius Ramires, 10; 5.º) José Cangueiro, 8; 6.º) João Maistro, 6; 7.º) Régis Boessio e Beto Napolitano, 4; 9.º) Pedro Muffato e Renato Martins, 3; 11.º) José Maria Reis e Débora Rodrigues, 2; 12.º) Diumar Bueno, 1.