Um dos melhores jogadores ucranianos de todos os tempos, o atacante Andriy Shevchenko anunciou nesta sexta-feira que vai se aposentar do futebol profissional após a disputa da Eurocopa de 2012, que acontecerá na Ucrânia e na Polônia.

Em entrevista ao jornal ucraniano Sport-Express, ele revelou que sua “decisão é definitiva e não será revista”. O jogador de 34 anos é o maior artilheiro da história da seleção da Ucrânia, com 45 gols marcados em 99 jogos disputados.

Eleito o melhor jogador da Europa em 2004, Shevchenko disputou apenas uma Copa do Mundo, em 2006, na Alemanha. Na ocasião, a seleção ucraniana foi eliminada nas quartas de final pela Itália, que viria a ser a campeã daquele Mundial.

O atacante começou a carreira no Dínamo de Kiev, onde ficou de 1994 a 1999. Mas foi no Milan que ele ganhou destaque mundial. Lá, conquistou um título da Liga dos Campeões, em 2003. Após uma passagem sem brilho pelo Chelsea, voltou ao clube italiano, onde não repetiu o brilho anterior. Assim, retornou para o Dínamo de Kiev no ano passado.