Miami – Maria Sharapova passou por um teste inédito antes de alcançar a final do torneio feminino de tênis de Miami, nos Estados Unidos. Na semifinal diante da francesa Tatiana Golovin, a tenista russa, acostumada a gritos de incentivo e muita badalação, foi vaiada em quadra por duas vezes. Justamente nos momentos em que interrompeu a partida para ir ao banheiro.

Sharapova ganhou por 6/3, 6/7 (7/5) e 4/3 (com a desistência de Golovin), e vai decidir o título hoje, diante da compatriota Svetlana Kuznetsova, a partir das 14h. Será a primeira vez que uma tenista russa ganha em Miami. Sharapova pode ganhar o segundo troféu consecutivo nos Estados Unidos, depois de ter conquistado o campeonato em Indian Wells.

Os pedidos de Sharapova para ir ao banheiro vieram num momento dramático da partida. Ela vencia o segundo set por 5 a 1, quando Golovin iniciou uma reação que acabou com vitória parcial da francesa. Sharapova chegou a ter quatro match points a seu favor e com vantagem de 5 a 4, a tenista russa pediu para ir ao vestiário pela primeira vez e repetiu ao final do set. O público julgou que se tratava de uma artimanha da tenista russa para esfriar a reação da francesa. Só que no feminino existe uma concessão para o chamado ?toilet break?, em razão do ciclo menstrual das tenistas.

?Estas coisas fazem parte do esporte?, conformou-se Sharapova. ?O público quer entretenimento.? A própria Tatiana Golovin não fez reclamações. Apenas lamentou a torção no tornozelo esquerdo. ?Tentei continuar em quadra, mas chegou um momento em que não suportava mais as dores.?

A situação meio constrangedora não transformou Sharapova, que se manteve simpática. ?Lamento por ela (Golovin), pois vinha jogando de maneira incrível. Jamais a tinha visto jogar tão bem.?

Para a decisão do título, o retrospecto mostra empate por 2 vitórias para cada tenista. Kuznetsova ganhou as duas primeiras partidas e Sharapova venceu os dois últimos encontros. Ambas tenistas têm títulos de Grand Slam. Kuznetsova foi campeã do US Open de 2004 e Sharapova ganhou Wimbledon no mesmo ano.