Sharapova perde para Oudin e é eliminada no US Open

A russa Maria Sharapova não resistiu neste sábado à sensação do US Open: a jovem norte-americana Melanie Oudin, de apenas 17 anos. Depois de eliminar pela segunda rodada a também russa Elena Dementieva, Oudin não teve piedade de mais uma tenista da Rússia. Em uma batalha de quase três horas de duração, a atleta da casa venceu Sharapova, cabeça de chave número 29, por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/4 e 7/5.

Mesmo começando perdendo, Oudin contou com os muitos erros de Sharapova para buscar a virada no Grand Slam nova-iorquino. Além dos 63 erros não forçados, a musa russa, ex-número 1 do mundo e atual 31.ª colocada, cometeu 21 duplas-faltas e ainda permitiu 26 possibilidades de quebra à norte-americana, das quais salvou 18. Para piorar, teve que pedir atendimento médico porque sentiu dores no ombro direito, o mesmo que a afastou das quadras por longo período.

Pelas oitavas de final do US Open, a jovem tenista dos Estados Unidos, número 70 do mundo, terá outra russa pela frente, a quarta na competição, já que estreou com vitória sobre Anastasia Pavlyuchenkova. Oudin vai encarar Nadia Petrova, 13.ª cabeça, que passou com facilidade pela chinesa Jie Zheng. Em apenas 1h02 de jogo, Petrova venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/1. O confronto entre a russa e Oudin é inédito.

Ainda neste sábado pelo US Open, Yaroslava Shvedova, do Casaquistão, não conseguiu repetir a boa atuação que teve pela segunda rodada, quando eliminou a sérvia Jelena Jankovic, quinta cabeça e ex-número 1 do mundo. Shvedova foi presa fácil para a argentina Gisela Dulko, que levou a melhor por 2 a 0, com parciais de 6/3 e 6/4. Agora, ela espera pela vencedora do confronto entre a ucraniana Kateryna Bondarenko e a australiana Anastasia Rodionova.