Duas das principais candidatas ao título da chave feminina de Roland Garros tiveram destinos opostos nesta sexta-feira. Em partida que deveria ter sido disputada na quinta-feira, a russa Maria Sharapova, cabeça de chave número 2, avançou para a terceira rodada. Já a polonesa Agnieszka Radwanska, terceira pré-classificada, caiu no seu terceiro jogo no Grand Slam francês.

Número 2 do mundo, Sharapova não entrou em quadra na quinta por conta da falta de luz natural. Nesta sexta, a russa derrotou a japonesa Ayumi Morita, 84ª colocada no ranking da WTA, por 2 sets a 0, com um duplo 6/1. Na partida, ela disparou 22 winners e cometeu 18 erros não-forçados.

Sharapova já havia estreado bem em Paris, quando venceu a romana Alexandra Cadantu sem perder sequer um game, e voltou a mostrar que está fortalecida na luta para ser campeã pela primeira vez de Roland Garros, o único Grand Slam que ainda não venceu. No ano passado, ela caiu nas semifinais.

Na terceira rodada em Paris, Sharapova vai encarar a chinesa Shuai Peng, 30ª colocada no ranking da WTA. As duas tenistas já duelaram quatro vezes, com três vitórias e uma derrota da russa.

Também nesta sexta-feira, Radwanska caiu na terceira rodada ao perder para a russa Svetlana Kuznetsova, número 28 do mundo, que venceu o duelo por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/2. Campeã de Roland Garros em 2009, Kuznetsova já foi a número 2 do mundo e busca recuperar os melhores momentos da sua carreira.

Nas oitavas de final de Roland Garros, a tenista russa vai encarar a italiana Sara Errani. Nesta sexta-feira, a número 24 do mundo avançou ao derrotar a sérvia Ana Ivanovic, 14ª colocada no ranking da WTA, por 2 sets a 1, com parciais de 1/6, 7/5 e 6/3.

Campeã de Roland Garros em 2008, Ivanovic fez um excelente primeiro set, mas não conseguiu manter o ritmo no restante do duelo. Assim, foi eliminada em uma partida em que cometeu 40 erros não-forçados contra apenas 18 de Errani.

A eslovaca Dominika Cibulkova se garantiu nas oitavas de final ao vencer a francesa Kristina Mladenovic por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/1. A norte-americana Sloane Stephens e a croata Petra Matric também se classificaram nesta sexta-feira para as oitavas de final de Roland Garros.