Depois de uma maratona com 51 jogos na primeira fase, a Copa do Brasil dá início à segunda fase, nesta quarta-feira, com sete partidas. Ao todo, três clubes paulistas entram em campo para manterem o sonho de disputar a Copa Libertadores de 2013: Palmeiras, Portuguesa e Guarani. Nesta fase, os visitantes ainda podem eliminar a necessidade de jogo de volta com uma vitória por dois ou mais gols de diferença.

O Palmeiras tenta fazer uma nova vítima no Nordeste. A partir das 21h50, visita o Horizonte-CE, no estádio Domingão, em Horizonte – distante 42 km da capital Fortaleza. Após precisar de dois jogos para eliminar o Coruripe-AL, o técnico Luiz Felipe Scolari espera eliminar a volta. Na próxima fase, o vencedor deste confronto pega quem ganhar de Ceará e Paraná.

Em crise, a Portuguesa tenta esquecer a má campanha no Paulistão e foca as suas atenções no duelo contra o Juventude, às 20h30, em Caxias do Sul (RS). Embora tenha missão mais complicada, a equipe paulista também tenta garantir a sua vaga na ida para se concentrar no Estadual, onde ainda corre riscos de rebaixamento. Na próxima etapa, quem se classificar vai encarar Bahia ou Remo.

Dos paulistas, a tarefa mais difícil é a do Guarani, que recebe o Botafogo, em Campinas. Neste caso, quem pode eliminar a volta é o clube do Rio de Janeiro. E o time carioca já estipulou essa meta. Na rodada passada, os campineiros suaram bastante para passar pelo Brasiliense em dois jogos, enquanto que o Botafogo passou pelo Treze-PB apenas nos pênaltis. O ganhador deste duelo pega Vitória ou ABC.

Outros quatro times ainda podem carimbar passaporte às oitavas de final. O Grêmio tenta comprovar o seu favoritismo contra o Ipatinga, no interior mineiro. O Coritiba também entra como favorito contra o ASA, em Arapiraca (AL). Outros confrontos prometem ser mais equilibrados. O Paysandu recebe o Sport, em Belém, enquanto que o América-MG joga contra o Goiás, em Sete Lagoas (MG).

Confira os jogos desta semana na Copa do Brasil:

Quarta-feira

19h30

Ipatinga-MG x Grêmio-RS

20h30

Juventude-RS x Portuguesa-SP

ASA-AL x Coritiba-PR

21h50

América-MG x Goiás-GO

Horizonte-CE x Palmeiras-SP

Guarani-SP x Botafogo-RJ

Paysandu-PA x Sport-PE

Quinta-feira

19h30

Criciúma-SC x Atlético-PR

21h50

Atlético-GO x Ponte Preta-SP