De olho no título, que vai garantir uma vaga na cobiçada Copa Libertadores da América de 2013, 38 clubes abriram, nesta quarta-feira, a Copa do Brasil de 2012, em sua 24.ª edição. Dos 19 jogos, já saíram sete classificados à segunda fase porque venceram por dois ou mais gols de diferença na casa do adversário.

Entre os paulistas, o São Paulo venceu o Independente-PA por 1 a 0, no estádio Mangueirão, em Belém, mas fará o segundo jogo, no próximo dia 14, no Morumbi. E vai poder até empatar. O Guarani perdeu para o Brasiliense por 2 a 0, em Taguatinga, e terá que reverter a vantagem em Campinas, também na outra semana.

Neste primeiro dia de competição, já passaram à segunda fase estes clubes: Cruzeiro, ABC, Ceará, Juventude, Paysandu, Ipatinga e Bahia. A maior goleada foi do Cruzeiro, que enfiou 6 a 0 no Rio Branco-AC, na capital do Acre. Na segunda fase também aparece como favorito diante de Chapecoense-SC ou São Mateus-ES. O Grêmio sofreu, mas virou para cima do River Plate-SE, por 3 a 2, em Aracaju, mas fará o segundo jogo em Porto Alegre.

MAIS CLASSIFICADOS – A segunda maior goleada foi do ABC, que fez 5 a 0 no Trem-AP, no Amapá. Agora vai esperar o vitorioso do confronto entre Vitória-BA e São Domingos-SE. O Ceará fez 2 a 0 no Gama, no Distrito Federal, e espera o vencedor de Luverdense e Paraná, que empataram por 2 a 2, em Lucas do Rio Verde (MT). O Juventude também foi bem ao marcar 4 a 0 sobre o Operário-PR, em Ponta Grossa. Na segunda fase, o time gaúcho vai pegar quem vencer o duelo entre Cuiabá e Portuguesa, que jogam nesta quinta, no Mato Grosso.

Em outro confronto na região Norte do país, o Paysandu fez 3 a 1 sobre o Espigão-RO, em Rondônia. Agora o time paraense vai enfrentar o ganhador de Sport-PE e 04 de Julho-PI, que só jogam na próxima semana. No Espírito Santo, o Ipatinga confirmou o seu favoritismo diante do Real Noroeste-ES, ganhando por 2 a 0. E aguardará o vencedor de River Plate-SE e Grêmio. Já o Bahia foi até a Paraíba e fez 3 a 1 no Auto Esporte, aguardando Remo-PA ou Real-RR.

Esta primeira rodada, com jogos de ida, ainda conta com mais três confrontos nesta quinta e mais dez jogos na próxima semana. Os destaques ficam por conta da estreia de outros três favoritos: Palmeiras, Atlético Mineiro e Botafogo. O time paulista joga diante do Coruripe, no estádio Rei Pelé, em Maceió. Já os mineiros terão como adversário o CENE-MS, no estádio Douradão, em Dourados. Por fim, o Botafogo encara o Treze-PB, no estádio Almeidão, em João Pessoa.

Confira a rodada de ida da 1.ª fase da Copa do Brasil:

Quarta-feira

Boavista-RJ 0 x 0 América-MG

Gama-DF 0 x 2 Ceará-CE*

Operário-PR 0 x 4 Juventude-RS*

Real Noroeste-ES 0 x 2 Ipatinga-MG*

Gurupi-TO 0 x 1 Atlético-GO

Espigão-RO 1 x 3 Paysandu-PA*

Sampaio Corrêa-MA 2 x 1 Atlético-PR

Real-RR 0 x 0 Remo-PA

Luverdense-MT 2 x 2 Paraná-PR

Trem-AP 0 x 5 ABC-RN*

Aquidauanense-MS 1 x 0 Bahia de Feira-BA

Horizonte-CE 2 x 0 América-RN

Brasiliense-DF 2 x 0 Guarani-SP

Auto Esporte-PB 0 x 3 Bahia-BA*

Independente-PA 0 x 1 São Paulo-SP

Penarol-AM 1 x 2 Santa Cruz-PE

Rio Branco-AC 0 x 6 Cruzeiro-MG*

Comercial-PI 2 x 3 Fortaleza-CE

River Plate-SE 2 x 3 Grêmio-RS

Quinta-feira

19h30

Paulista-SP x Goiás-GO

20h30

São Domingos-SE x Vitória-BA

21h50

Cuiabá-MT x Portuguesa-SP

Dia 14/03 (quarta-feira)

16 horas

Madureira-RJ x Criciúma-SC

19h30

Sapucaiense-RS x Ponte Preta-SP

20h30

São Mateus-ES x Chapecoense-SC

Nacional-AM x Coritiba-PR

Santa Quitéria-MA x ASA-AL

22 horas

CENE-MS x Atlético-MG

Coruripe-AL x Palmeiras-SP

Treze-PB x Botafogo-RJ

04 de Julho-PI x Sport-PE

Dia 15/03 (quinta-feira)

22 horas

Santa Cruz-RN x Náutico-PE