A última rodada da primeira fase da Série C do Brasileiro foi realizada neste domingo, com oito jogos. Assim, foram definidos os últimos seis classificados, que se juntaram aos já garantidos América-MG e Brasil-RS: Rio Branco-AC, Paysandu-PA, Icasa-CE, ASA-AL, Guaratinguetá-SP e Caxias-RS.

Assim, também já foram definidos os confrontos das quartas de final do campeonato, que devem começar a ser disputados apenas no próximo fim de semana – a tabela de jogos ainda não foi divulgada pela CBF: ASA x Rio Branco, Paysandu x Icasa, Guaratinguetá x Caxias e Brasil x América-MG.

Nas quartas de final, que acontecem em jogos de ida e volta, os vencedores dos quatro confrontos já garantem o acesso para a Série B do Brasileiro em 2010, além de seguirem na disputa pelo título da Série C.

A rodada deste domingo também definiu os quatro clubes rebaixados para a Série D do Brasileiro. Foram aqueles que terminaram na última colocação dos quatro grupos do campeonato: Sampaio Corrêa-MA, Confiança-SE, Mixto-MT e Marcílio Dias-SC.

DIA DE DECISÃO – A rodada decisiva reservou muitas emoções. No equilibrado Grupo A, por exemplo, o Rio Branco venceu o Águia por 2 a 1 e se classificou ao lado do Paysandu, que ficou no 0 a 0 com o Sampaio Corrêa.

No Grupo B, o Icasa garantiu a liderança ao golear o Confiança por 4 a 0. Enquanto isso, a segunda vaga da chave ficou com o ASA, que não jogou neste domingo, mas foi ajudado pela derrota do Salgueiro para o CRB, por 3 a 1.

No Grupo C, o Guaratinguetá confirmou a segunda vaga ao vencer o Ituiutaba por 2 a 1. Chegou, assim, aos 15 pontos, um a menos do que o líder América-MG, que perdeu para o Gama por 2 a 0, mas já estava classificado.

E no Grupo D, o Caxias goleou o Marcílio Dias por 4 a 1 e ficou com a vaga, ao lado do Brasil, que não jogou neste domingo. Enquanto isso, o Marília derrotou o Criciúma por 2 a 0 no outro jogo da chave, mas não se classificou.

Resultados deste domingo na Série C:

Rio Branco 2 x 1 Águia

Sampaio Corrêa 0 x 0 Paysandu

Icasa 4 x 0 Confiança

CRB 3 x 1 Salgueiro

Gama 2 x 0 América-MG

Guaratinguetá 2 x 1 Ituiutaba

Marília 2 x 0 Criciúma

Caxias 4 x 1 Marcílio Dias