A abertura da 38.ª e última rodada do Campeonato Brasileiro da Série B aconteceu nesta sexta-feira com seis jogos de quase nenhum valor. Tanto que o confronto em que o Duque de Caxias goleou a Ponte Preta, por 4 a 1, conseguiu um recorde negativo de apenas cinco pagantes e uma arrecadação de R$ 55. O ABC ficou mesmo com a lanterna nas mãos e o Atlético Goianiense deu adeus à disputa simbólica pelo vice-campeonato.

Em Volta Redonda, o Duque de Caxias confirmou sua recuperação final ao vencer a desmotivada Ponte Preta. Novato na Série B, o time fluminense atuou sempre sem o apoio de sua torcida, o que foi comprovado com este último borderô. A equipe carioca subiu para o oitavo lugar, com 54 pontos, enquanto a de Campinas, que perdeu a terceira seguida, caiu para 11.º, com 52. Leandro Chaves, de cabeça, Gilcimar, de pênalti, e Clayton Jefferson (duas vezes) anotaram para os mandantes, enquanto Evando fez para os campineiros.

Em Goiânia, o Atlético deixou de brigar pelo vice-campeonato ao perder para o Bahia por 3 a 0, com gols de Wilson Júnior, Paulo Isidoro e Láecio. O time goiano terminou com 65 pontos, em quarto lugar, enquanto o Bahia, com 51, ocupa, por enquanto, uma posição intermediária – em 12.º lugar.

Sob os protestos de poucos torcedores, no Canindé, em São Paulo, a Portuguesa empatou com o rebaixado Campinense por 1 a 1 – com Marco Antônio, cobrando falta, fazendo para a Lusa e Léo para o time de Campina Grande. O resultado deixou a equipe paulista em quinto lugar, com 62 pontos, a três pontos do Atlético. O clube paraibano volta para a Série C um ano depois do acesso. Só conseguiu 37 pontos, em penúltimo lugar.

No estádio Frasqueirão, em Natal, o ABC, já rebaixado, não conseguiu deixar a lanterna ao perder para o Bragantino por 1 a 0 – gol de Danilo Bueno, de falta. O time potiguar ficou com 35 pontos e 23 derrotas. O Bragantino, com 53 pontos, terminou em nono lugar.

No ABC paulista, o São Caetano venceu o Figueirense por 2 a 1. Ambos sonhavam com o acesso antes do início da competição. Hugo e Amoroso, ambos de pênalti, marcaram para o time mandante, que terminou em sétimo lugar, com 54 pontos. Douglas marcou para os catarinenses, que ficaram em sexto, com 60.

Em Curitiba, Paraná e o rebaixado Fortaleza também empataram por um gol. Marcelo Nicácio fez para os cearenses – 18.º lugar, com 38 pontos -, enquanto Marcelo Toscano, de cabeça, fez para o Paraná, que encerrou a competição com 53 pontos, na 10.ª posição.

A rodada será completada neste sábado, a partir das 17 horas, quando acontecem quatro jogos. Estes vão definir o último time rebaixado para a Série C. Juventude, Ipatinga, América-RN e Brasiliense lutam contra o descenso. Por outro lado, estarão em campo três times que ascenderam à Série A: Vasco, Ceará e Guarani.

Confira a 38.ª rodada da Série B:

Sexta-feira

Portuguesa 1 x 1 Campinense

Paraná 1 x 1 Fortaleza

ABC 0 x 1 Bragantino

Duque de Caxias 4 x 1 Ponte Preta

São Caetano 2 x 1 Figueirense

Atlético-GO 0 x 3 Bahia

Sábado

17 horas

Guarani x Juventude

Ipatinga x Vasco

Brasiliense x Vila Nova

Ceará x América-RN