A norte-americana Serena Williams foi eliminada logo na sua partida de estreia em Roland Garros. Nesta terça-feira, em partida com mais de 3 horas de duração, que ficou marcada pela oscilação e excesso de erros das tenistas, a número 5 do mundo foi surpreendentemente derrotada pela francesa Virginie Razzano, 115ª colocada no ranking da WTA, por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 7/6 (7/5) e 6/3.

A derrota desta terça-feira foi a primeira de Serena em primeira rodada de um torneio do Grand Slam. Até então, a norte-americana, que já ocupou a liderança do ranking da WTA, acumulava 46 vitórias em estreias nos quatro principais campeonatos do circuito do tênis. Ela também foi campeã em Roland Garros em 2002.

Na partida, Serena disparou 39 winners, mas cometeu 47 erros não-forçados, além de ter convertido quatro de 16 break-points. Já Razzano teve 30 bolas vencedoras e cometeu 36 equívocos. Além disso, conseguiu quatro quebras de serviço em 10 oportunidades.

A oscilação das tenistas começou logo no primeiro set, quando nenhuma delas conseguiu confirmar o serviço nos três games iniciais. Melhor para Razzano que obteve duas quebras e passou a liderar o placar. Serena, porém, reagiu nos games finais, converteu break-points no oitavo e décimo games para vencer por 6/4.

O segundo set não teve quebras de serviço. Assim, a disputa seguiu para o tie-break. Serena ficou muito próxima da vitória ao abrir 5/0, mas permitiu a reação de Razzano, que venceu sete pontos seguidos, triunfou na parcial e provocou a realização de um terceiro set.

Embalada, Razzano abriu 5/0, com duas quebras de serviço, e ficou a um game de eliminar Serena em Roland Garros. A norte-americana, porém, reagiu ao vencer três games seguidos. No nono e decisivo game, a francesa só conseguiu fechar a partida no oitavo match-point e após 25 minutos de disputa emocionante, mas também marcada pelo excesso de erros das tenistas.

Na segunda rodada, Razzano vai encarar a holandesa Arantxa Rus. Na sua estreia, a número 97 do mundo liderava por 6/4 e 4/3 quando a norte-americana Jamie Hampton abandonou o jogo. O duelo é inédito.

WOZNIACKI – Ainda em busca do seu primeiro título de um torneio de Grand Slam, a dinamarquesa Caroline Wozniacki começou bem a sua participação em Roland Garros. Nesta terça-feira, a ex-número 1 do mundo não encontrou qualquer dificuldade para massacrar a grega Eleni Danilidou, 69ª colocada no ranking da WTA, por 2 sets a 0, com parciais de 6/0 e 6/1.

Wozniacki já conhece a sua adversária na segunda rodada do Grand Slam francês. A número 9 do mundo vai encarar a australiana Jarmila Gajdosova, 72ª colocada no ranking da WTA, que contou com o abandono da eslovaca Magdalena Rybarikova quando vencia por 6/3 e 4/1 para avançar. A dinamarquesa está em vantagem de 5 a 0 no confronto direto.

OUTROS JOGOS – A russa Maria Kirilenko venceu a francesa Victoria Larriere por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/2. Sua próxima adversária será a checa Klara Zakopalova, que passou pela ucraniana Lesia Tsurenko (6/2 e 6/1).

A alemã Julia Goerges superou a checa Lucie Hradecka por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/1) e 6/4. Sua oponente na segunda rodada será a britânica Heather Watson, que derrotou a russa Elena Vesnina (6/2 e 6/4).

A russa Anastasia Pavlyuchenkova venceu a húngara Greta Arn por 2 sets a 0, com um duplo 6/4. Sua próxima oponente será a também húngara Melinda Czink, que bateu a britânica Anne Keothavong (6/2 e 6/1).