Semana de Vela está pronta

Com abertura oficial marcada para as 20h, no Píer 17, começa hoje a primeira Semana de Vela de Balneário Camboriú. Embarcações do Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo já estão ancorados e as tripulações se mostram ansiosas para a largada do evento, marcada para amanhã, a partir de 11h. "A primeira regata é de percurso médio. As flotilhas partem em direção à Ilha das Cobras, e, se as condições de tempo estiverem boas os barcos devem percorrer essas 8 milhas em aproximadamente três horas", explica Marcelo Gusmão, diretor técnico da semana.

Por enquanto, ninguém arrisca comentar sobre os favoritos. "Nas regatas de percurso, além da competência da tripulação, é também preciso contar com um pouco de sorte, então é difícil prever um resultado", analisa Gusmão.

Uma das diferenças da vela de oceano para outros esportes é que o barco que chega na frente não é necessariamente o vencedor. Os barcos são da mesma classe, mas, diferentes entre si e podem ser comparados aos automóveis. "Imagine uma corrida entre carros conversíveis, cada um tem uma característica diferente", explica Carvalho. Para que fiquem iguais, os tempos de regata de cada barco são colocados no computador e passam por uma fórmula usada mundialmente que dá o resultado corrigido das regatas.

Participam do evento barcos da classe IMS, considerada a fórmula 1 da vela de oceano, RGS, Bico de Proa e os rápidos catamarãs. "Entramos na rota dos grandes eventos e o objetivo é de nas próximas edições bater o recorde de Ilhabela", comenta Ricardo Carvalho. Em 2004, a Semana de Vela de Ilhabela registrou a participação de 188 veleiros de oceano.

A Semana de Vela de Balneário Camboriú é uma realização da Prefeitura Municipal, Píer 17 e patrocínio da Vivo Empresas.

Voltar ao topo