O Brasil não contará com Sarah Menezes no Jogos Pan-americanos de Toronto. Nesta segunda-feira, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) divulgou a lista de atletas convocados para a competição e não incluiu a atual campeã olímpica na categoria até 48kg, optando por chamar Nathália Brígida.

continua após a publicidade

Sarah Menezes passa por má fase em 2015, tanto que não conquistou resultados relevantes neste ano, ao contrário de Nathália, que neste mês inclusive levou o bronze no Grand Slam de Baku, competição em que a campeã olímpica foi poupada. Mesmo assim, Sarah ainda é a segunda colocada no ranking na categoria até 48kg, enquanto Nathália é apenas a 21ª colocada.

Mesmo assim, a CBJ optou por levar uma judoca pior ranqueada a Toronto. Mas a opção é uma exceção na lista de 14 judocas que representarão o País no Pan, pois todos os outros convocados são titulares da seleção brasileira de judô.

A lista conta com Maria Suelen Altheman (mais de 78kg), dona de dois vice-campeonatos mundiais. O Pan de Toronto será a primeira competição da peso pesado após a realização de uma cirurgia no joelho direito em novembro de 2014.

continua após a publicidade

Além de Nathália Brígida, a relação de convocados do Brasil conta com mais quatro judocas estreantes nos Jogos Pan-Americanos: Mariana Silva, Charles Chibana, Alex Pombo e Victor Penalber. Em compensação, a seleção contará com atletas experientes no evento poliesportivo, caso de Tiago Camilo, que buscará o seu terceiro ouro na história do Pan.

A expectativa da CBJ é para que o Brasil conquiste medalhas em todas as categorias. “Nosso desempenho no último Campeonato Pan-Americano mostrou que estamos muito bem preparados. Nosso objetivo é conquistar medalhas em todas as 14 categorias de peso”, analisou Ney Wilson, gestor técnico de alto rendimento da confederação.

continua após a publicidade

O judô será disputado no Pan de Toronto de 11 a 14 de julho no Mississauga Sports Centre. A equipe vai se concentrar em Mangaratiba, no Rio, entre 23 de junho e 2 de julho antes de seguir para o Canadá.

Confira a lista de atletas convocados para representar o Brasil no Pan:

Feminino:

48kg – Nathália Brigida

52kg – Érika Miranda

57kg – Rafaela Silva

63kg – Mariana Silva

70kg – Maria Portela

78kg – Mayra Aguiar

+78kg – Maria Suelen Altheman

Masculino:

60kg – Felipe Kitadai

66kg – Charles Chibana

73kg – Alex Pombo

81kg – Victor Penalber

90kg – Tiago Camilo

100kg – Luciano Corrêa

+100kg – Rafael Silva