Enquanto o brasileiro Kaká segue se recuperando de uma lesão muscular, o Real Madrid conquistou uma vitória importante neste sábado para abrir vantagem na liderança do Campeonato Espanhol. Em casa, no Santiago Bernabéu, o time madrilenho venceu o Sporting Gijón por 3 a 1, de virada, pela abertura da 27.ª rodada. O Barcelona, porém, ainda pode alcançar o rival na ponta.

O triunfo deixou o Real com 68 pontos. Já o Barça tem 65, mas ainda encara o ameaçado Zaragoza neste domingo. Fora de casa, a equipe catalã precisa da vitória para se igualar novamente ao time madrilenho. O Sporting, por sua vez, briga na parte intermediária da tabela, somando 32 pontos, na 12.ª posição.

Além de Kaká, o Real também não pôde contar com o atacante francês Benzema, outro que se recupera de lesão. Assim, sobrou para Cristiano Ronaldo liderar os madrilenhos. O astro português não foi às redes, mas participou dos dois gols que garantiram a virada aos anfitriões em apenas três minutos, já no segundo tempo.

Depois de uma primeira etapa sem gols, os times voltaram com tudo dos vestiários. Aos oito minutos, o Sporting inaugurou o marcador com Barral, deixando a torcida no Santiago Bernabéu apreensiva. Mas, ao contrário do que aconteceu na eliminação do time na Liga dos Campeões, o Real reagiu bem ao gol sofrido e logo foi buscar a virada, que se iniciou nos pés de Cristiano Ronaldo.

Aos dez minutos, o português cobrou falta com efeito e o goleiro do Sporting não conseguiu segurar. No rebote, o holandês Van der Vaart deixou tudo igual. Já aos 12, foi a vez de Xabi Alonso marcar de cabeça com assistência de Cristiano Ronaldo, decretando a virada dos anfitriões, que ainda marcaram o terceiro em jogada individual do argentino Higuaín, aos 23 minutos.

Também neste sábado, o La Coruña vacilou diante do Valladolid, que aparece na zona de rebaixamento. Em casa, o time perdeu por 2 a 0, mas ainda segue bem na briga por uma vaga na Liga Europa, com 42 pontos, em sétimo. À sua frente está o Athletic Bilbao, que chegou à mesma pontuação ao empatar por 2 a 2 com o Getafe. No confronto de lanternas, o último colocado Xerez derrotou o Tenerife por 2 a 1.