Em meio à polêmica causada pela demissão da técnica Emily Lima, o técnico Vadão fez nesta sexta-feira sua primeira convocação em seu retorno ao comando da seleção brasileira feminina de futebol. As jogadoras foram chamadas para a Copa CFA Yongchuan, que será disputada na cidade chinesa de Yongchuan, entre 19 e 24 de outubro.

A lista não conta com a atacante Cristiane, a meio-campista Fran e a lateral Rosana. O trio anunciou sua aposentadoria nos últimos dias em protesto pela demissão de Emily Lima, na semana passada. O gesto causou rápida polêmica dentro da seleção feminina. Em entrevista ao Estado, a treinadora disse que as jogadoras da seleção “não têm o respeito que merecem”.

A treinadora caiu após duas derrotas em amistosos realizados na Austrália. Ao todo, Emily Lima comandou o Brasil em 13 jogos, conquistando sete vitórias, um empate e cinco derrotas. Em 10 meses de trabalho à frente da equipe, teve um aproveitamento de 56,4%. Ela havia sido contratada no fim do ano passado para substituir justamente Vadão.

Com sua saída, o treinador fez seu retorno, sendo anunciado na segunda-feira, o que gerou a revolta de algumas jogadoras. Vadão não se manifestou publicamente sobre o assunto. E, nesta sexta, ele fez sua primeira lista na seleção.

O principal destaque da convocação é a atacante Marta, que evitou se posicionar diante da polêmica. Pediu apenas que as jogadoras permanecessem na seleção para “lutar” por melhorias de dentro da CBF.

Na China, a seleção brasileira vai enfrentar a Coreia do Sul, o México e equipe da casa. O principal objetivo de Vadão à frente da equipe é a próxima Copa do Mundo, em 2019, na França.

Confira a lista das jogadoras convocadas por Vadão:

Goleiras: Aline (ETO FC, Gyor – Hungria), Bárbara (Kindermann), Daniele (Santos);

Zagueiras: Bruna Benites (Houston Dash – EUA), Rafaelle (Changchun Volkswagen – China), Mônica (Orlando Pride – EUA), Erika (Paris Saint-Germain – França);

Laterais: Fabiana (Barcelona – Espanha), Poliana (Houston Dash – EUA), Camila (Orlando Pride – EUA), Tamires (Fortuna Hjorring – Dinamarca);

Meio-campo: Thaisa (Grindavik – Islândia), Andressa Alves (Barcelona), Andressinha (Houston Dash), Maria (Santos), Gabi Zanotti (Jiangsu Suning Ladies Football Club – China);

Atacantes: Ludmila (Atlético de Madrid – Espanha), Debinha (NC Courage – EUA), Thais (Hyundai Steel Red Angels WFC – Coreia do Sul), Bia Zaneratto (Hyundai Steel Red Angels WFC – Coreia do Sul) e Marta (Orlando Pride).