Mesmo sem poder contar com Tomas Berdych, atual sexto colocado do ranking mundial, a República Checa abriu 2 a 0 sobre o Casaquistão, fora de casa, nesta sexta-feira, em Astana, no primeiro dia da série melhor de cinco jogos entre os dois países pelas quartas de final do Grupo Mundial da Copa Davis.

continua após a publicidade

Com uma lesão no ombro, Berdych acabou sendo obrigado a desistir de defender os atuais campeões da Davis neste confronto entre os dois países. Porém, Jan Hajek e Lukas Rosol venceram suas partidas de simples nesta sexta e deixaram a República Checa a um triunfo de assegurar classificação às semifinais.

O primeiro a entrar em quadra foi Hajek, que superou o casaque Mikhail Kukushkin por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/2 e 6/4. Em seguida, Rosol derrotou Andrey Golubev por 3 sets a 1, de virada, com 4/6, 6/4, 6/2 e 7/6 (8/6).

Desta forma, os checos terão a chance de assegurar um lugar nas semifinais da Davis neste sábado, no duelo de duplas. Ivo Minar e Radek Stepanek estão pré-escalados para encarar Evgeny Korolev e Yuriy Schukin, que precisaram ganhar para manter o Casaquistão vivo na luta por um lugar na próxima fase da competição.

continua após a publicidade

Já para domingo está prevista a inversão dos duelos desta sexta, com Rosol encarando Kukushkin no primeiro jogo do dia, antes de Hajek medir forças com Golubev. Berdych, que seria o grande trunfo dos checos para os jogos de simples, desistiu de jogar a Davis depois de ter sido surpreendido pelo francês Richard Gasquet no Masters 1.000 de Miami, onde acabou prejudicado pela lesão em seu ombro.