Seleção não terá Marcelinho e ‘Andrés’ na Liga Mundial

A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) divulgou nesta quarta-feira a lista das seleções com os jogadores que irão disputar a próxima Liga Mundial, que começa em junho. No Brasil, as principais surpresas são as ausências do levantador Marcelinho, do oposto André Nascimento e do meio-de-rede André Heller, titulares da equipe que faturou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim.

O técnico Bernardinho convocou para o torneio 12 atletas que atuam na Superliga nacional e 10 que estão fora do País. O Cimed/Brasil Telecom (SC), atual campeão brasileiro e que liderou toda a fase classificatória da atual edição do campeonato (está na briga pelo bi), terá cinco jogadores na seleção.

Sem Marcelinho, Bruno, filho do treinador, deve assumir a vaga de titular. Dante, Giba, Murilo Endres, Serginho, Rodrigão e Samuel, outros integrantes do time que foi a última Olimpíada, também foram convocados. Gustavo e Anderson, que também estiveram em Pequim, não foram convocados. O primeiro já anunciou que não pretende mais defender a seleção brasileira.

Na Liga Mundial, o Brasil terá como objetivo conquistar o título pela oitava vez na história, para se igualar à Itália, maior campeã de todos os tempos. Em 2008, a taça ficou com os Estados Unidos, que quebraram uma hegemonia brasileira que durava cinco anos na competição.

A estreia da equipe de Bernardinho no campeonato internacional será no dia 13 junho, em São Paulo, quando o Brasil receberá a Polônia.

Veja a lista completa dos convocados:

Pontas

Thiago (Cimed/Brasil Telecom)

Dante (Dínamo Moscou-RUS)

Giba (Iskra Odsintovo-RUS)

Murilo Endres (Pallavolo Modena-ITA)

João Paulo (Unisul/Tigre/Joinville)

João Bravo (Piacenza-ITA)

Líberos

Serginho (Santander/São Bernardo)

Alan (Dínamo Moska-RUS)

Mario (Cimed/Brasil Telecom)

Levantadores

Marlon (Santander/São Bernardo)

Bruno (Cimed/Brasil Telecom)

Raphael (Vibo Valentia-ITA)

Meios-de-rede

Sidão (Modena-ITA)

Rodrigão (Macerata-ITA)

Eder (Cimed/Brasil Telecom)

Leandro (Sada/Cruzeiro)

Lucas (Cimed/Brasil Telecom)

Opostos

Thiago Barth (Vivo/Minas)

Samuel (Ulbra/Suzano)

Leandro Vissotto (Trentino-ITA)

Rivaldo (Pineto-ITA)

Wanderson (Vivo/Minas)