Copa 2014

Seleção da Espanha realiza o primeiro treino em Curitiba

Aos poucos, Curitiba vai ganhando ares de Copa do Mundo. Ontem à tarde, a Espanha pisou pela primeira vez no gramado do CT do Caju, que será a casa dos atuais campeões do mundo durante a competição. A delegação espanhola desembarcou na noite do último domingo na capital paranaense e ontem pela manhã os jogadores realizaram os exames médicos e fizeram as fotos e credenciais para a competição. À tarde, o elenco foi para o campo.

E o simples fato de os jogadores treinarem por aqui já fez com que todas as atenções se voltassem para o centro de treinamento do Atlético. Ao redor do local, já era possível encontrar policiais fazendo a segurança nas ruas. Dentro do CT, a movimentação da imprensa era grande. Cerca de 200 jornalistas do mundo todo, a grande maioria formada por brasileiros e espanhóis, acompanharam os primeiros toques na bola dos atletas da Fúria. Nos portões, vários torcedores tentavam se aproximar para poder ver qualquer detalhe que fosse.

O CT, inclusive, foi todo adaptado para a seleção. A federação espanhola instalou refletores no campo de treinamento, uma vez que muitos treinos devem acontecer no final do dia ou no começo da noite, para que os jogadores se adaptem aos horários das partidas. Também foi feita uma área para atender a imprensa. Um amplo local divido em duas salas. Uma para o pessoal de rádio e de televisão e outro para os jogadores realizarem as entrevistas coletivas, com direito a internet sem fio e várias tomadas espalhadas.

Treino

Em campo, os espanhóis fizeram um treino leve. Primeiro, realizaram apenas um aquecimento, correndo em volta do gramado. Depois, os jogadores de linha, divididos em três times, fizeram uma ativividade em campo reduzido, enquanto os goleiros treinaram separadamente. Todos os jogadores participaram do treinamento, inclusive o atacante brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa, que se recuperou recentemente de uma lesão muscular na coxa direita. Depois, o meia David Silva, companheiro do ex-atleticano Fernandinho no Manchester City, e o zagueiro Raul Albiol, do Nápoli, deram entrevista coletiva. Inclusive, o responsável por traduzir as respostas da entrevista para o português pareceu um pouco nervoso, confundindo algumas coisas e deixando de lado outras partes das respostas dos atletas.

Hoje pela manhã, dois jogadores falarão com a imprensa e às 16h a equipe volta ao campo para mais um treinamento. Amanhã à tarde a delegação embarca para Salvador, onde na sexta-feira encara a Holanda, na Fonte Nova, pela primeira rodada do grupo B da Copa do Mundo.