Se depender do retrospecto do Brasil em estreias de Copa do Mundo, a seleção deve somar seus primeiros três pontos do Mundial de 2014 hoje, contra a Croácia, em São Paulo. Nas outras 19 vezes em que estreou no principal torneio de futebol do mundo, a seleção brasileira saiu de campo vitoriosa em quinze oportunidades, empatou duas vezes e foi derrotada apenas outras duas vezes, totalizando aproveitamento de 82%.

Coincidência ou não, as únicas duas vezes em que o Brasil saiu de campo derrotado em estreias de Copa aconteceu nas duas primeiras edições do Mundial. Em 1930, no Uruguai, o time brasileiro perdeu para a Iuguslávia por 2×1. Quatro anos depois, na Itália, a derrota foi para a Espanha, por 3×1. Na edição seguinte, em 1938, na França, o Brasil conseguiu a sua primeira vitória em estreias de Mundial contra a Polônia, por 6×5.

Apesar do bom retrospecto nas primeiras partidas, nas últimas quatro edições as vitórias foram apertadas. Em 1998, o Brasil venceu a Escócia por 2×1. Em 2002, quando ao final do Mundial levantaria o quinto troféu do torneio, o selecionado brasileiro passou pela Turquia pelo mesmo placar. Em 2006, o time teve dificuldades para vencer a Croácia por 1×0 e na última edição da Copa, na África do Sul, o Brasil venceu o modesto time da Coreia do Norte por 2×1.