Seleção brasileira de vôlei já treina no Rio de Janeiro

Foi somente de uma semana a folga da seleção brasileira masculina de vôlei, nove vezes campeã da Liga Mundial. Nesta segunda-feira, os jogadores se reapresentaram no Centro de Treinamento de Saquarema (RJ), para iniciar os trabalhos visando o Campeonato Mundial.

A disputa só é realizada de quatro em quadra anos e em 2010 acontecerá entre 25 de setembro e 10 de outubro, na Itália. Dos 19 atletas relacionados para a Liga, Maurício, Sandro e Escadinha ficarão de fora da preparação.

Em recuperação de uma cirurgia para retirada de uma hérnia, o líbero será substituído por Alan, enquanto o atacante e o levantador não ganharão substitutos, já que o técnico Bernardinho preferiu trabalhar com 17 jogadores.

No Mundial, as 24 seleções classificadas foram inicialmente divididas em seis grupos de quatro times cada. Todos jogam contra todos dentro de cada chave e os três melhores passam para a segunda etapa, na qual serão agrupadas em seis grupos de três equipes, onde as duas melhores avançam para a terceira rodada. Os 12 sobreviventes são distribuídos em quatro grupos de três, onde somente os quatro líderes se classificam para a semifinal.

Antes do Mundial, o Brasil disputará partidas amistosas contra a Polônia, na casa do adversário e também em território nacional, mais precisamente em Curitiba, nos dias 2, 4 e 5 de setembro. Uma ótima oportunidade para evoluir, acredita o jogador, que perdeu a titularidade na fase final da Liga.

Os jogadores com quem Bernardinho irá trabalhar nesta fase dos treinamentos são Bruno e Marlon (levantadores); Leandro Vissotto, João Paulo Tavares, Théo e Wallace (opostos); Dante, Giba, João Paulo Bravo, Murilo Endres e Thiago Alves (ponteiros); Rodrigão, Lucão, Sidão e Éder (centrais), além dos líberos Mário Jr. e Alan.

A estreia do Brasil está programada para o dia 25 de setembro, contra a Tunísia, em Verona. No dia 26 será a vez de enfrentar a Espanha e no dia 27, o adversário é Cuba.