Foto: Ari Gomes/Photocamera
volei240707.jpg

Brasil não teve dificuldades em derrotar o Canadá por 3 sets a 0.

A equipe brasileira de voleibol derrotou nesta segunda-feira, dia 23, no ginásio do Maracanãzinho, a seleção do Canadá, por 3 sets a 0 (25/19, 25/18 e 25/17). Os brasileiros não tiveram dificuldades para vencer seu primeiro jogo na luta pelo tricampeonato pan-americano. O ponteiro Dante foi o maior pontuador da partida com 12 acertos. O meio-de-rede Rodrigão também teve uma boa atuação e marcou 10 pontos.

?A estréia foi boa para nossa equipe. Não jogávamos no Rio de Janeiro há muito tempo e a pressão foi superada. A equipe pecou um pouco nos contra-ataques, mas teve um bom aproveitamento no saque. Temos que acertar os erros para enfrentarmos Cuba, que tem um time mais forte que os canadenses. Outro ponto positivo do time foi o passe, que permitiu ao Marcelinho jogar com a bola na mão?, analisou o técnico Bernardinho.

No primeiro set, o Brasil não tomou conhecimento do adversário e se apresentou para o jogo com muita vontade. Aproveitando-se dos erros do adversário e das jogadas rápidas de meio-de-rede, o time comandado pelo técnico Bernardinho abriu vantagem no placar desde o início. Já no segundo tempo técnico, a equipe verde-amarela despontava com cinco pontos a mais: 16/11. Os canadenses, que pareciam impressionados pela torcida, não conseguiram se recuperar e o Brasil fechou com 25/19, em um erro de saque do adversário.

Na segunda parcial, o ritmo se manteve. O time brasileiro continuou tranqüilo na quadra, enquanto os canadenses erravam muito. Com uma bela atuação do meio-de-rede Rodrigão, o Brasil abriu vantagem e fechou em 25/18.

No terceiro set, os canadenses voltaram com mais volume de jogo e complicaram um pouco a partida. Os brasileiros vinham em desvantagem no placar: 11/9, até uma bela seqüência de acertos. Com dois pontos de saque do ponteiro Dante, a equipe verde-amarela conseguiu empatar, virar e abrir vantagem. A seqüência empolgou os torcedores, que voltaram a apoiar bastante. O efeito da torcida foi o mesmo dos sets anteriores, o time canadense se desestabilizou e o Brasil conseguiu fechar a parcial e o jog 25/17, depois de dois pontos do oposto André Nascimento.

Nesta terça, dia 24, o Brasil enfrenta Cuba, às 22h, no Maracãzinho. "É uma seleção nova e perigosa. Ganhou da Rússia na Liga Mundial. Vamos estudar o jogo deles antes de entrar em quadra", disse Dante.

Nesta segunda-feira, ainda pelo grupo A, Cuba derrotou o México por 3 a 0 (25/20, 25/18, 25/20). Pelo grupo B, Porto Rico venceu a Argentina por 3 a 1 (25/22, 24/26, 21/25, 22/25); e os Estados Unidos derrotaram a Venezuela por 3 a 0 (25/19, 25/22, 25/20).