Ainda sem contar com seus principais jogadores, a seleção brasileira masculina de basquete se apresentou ontem para iniciar os treinamentos da temporada 2010. Esta fase marca o início da briga pelas três vagas restantes no grupo que disputará o Mundial da Turquia, a partir de agosto.

Isso porque o treinador da seleção, o argentino Ruben Magnano, já definiu que nove nomes estarão na principal disputa do ano: Anderson Varejão, Nenê Hilário, Leandrinho Barbosa, Tiago Splitter, Guilherme Giovannoni, Alex Garcia, Marcelinho Huertas, Valtinho e Marcelinho Machado.

Os outros 24 jogadores vão se preparar para a disputa do Sul-americano, entre os dias 26 e 31 de julho, em Neiva, na Colômbia. A competição classifica quatro seleções para o Pré-Olímpico de 2011. O Brasil está no grupo A e faz sua estreia contra o Chile (dia 26). Depois enfrenta, ainda na primeira fase, o Uruguai (27), o Paraguai (28). No grupo B estão Argentina, Colômbia, Equador e Venezuela.

O primeiro treino em quadra será nesta sexta à noite, no ginásio do Palmeiras, excepcionalmente. O restante da preparação será no Esporte Clube Pinheiros.