O novo perfil da seleção brasileira começa a ser traçado nesta segunda-feira, às 16 horas, no Rio de Janeiro, quando acontece a primeira convocação de Mano Menezes, o treinador escolhido na última sexta para ser o sucessor de Dunga. Em sua apresentação oficial no cargo, ele vai divulgar uma lista com 22 nomes para o amistoso contra os Estados Unidos, dia 10 de agosto, em Nova Jersey.

continua após a publicidade

Ricardo Teixeira, presidente da CBF, antes mesmo de um pronunciamento oficial do novo treinador, antecipou no sábado como vai jogar a seleção, agora sob nova direção. O dirigente disse que ficou satisfeito com as ponderações de Mano, que pensa “em armar a seleção brasileira com um estilo competitivo mas que tenha a ‘cara’ do futebol brasileiro, o que pode ser traduzido por um futebol alegre e marcado pelo talento como sonham em ver novamente torcedores e representantes da imprensa.”

Antes de anunciar a lista dos convocados, Mano vai ser empossado no cargo em uma cerimônia rápida na sala Copacabana do Hotel Sheraton Rio, na Barra da Tijuca. O treinador não deve apresentar os nomes da comissão técnica já nesta segunda-feira. Apenas o auxiliar técnico está definido: Sidnei Lobo, seu braço direito no Corinthians.

O principal cargo é o de diretor de seleções. Ricardo Teixeira não informou se Mano terá ou não participação na escolha. Carlos Alberto Parreira está bem cotado. A CBF quer um profissional afinado com o novo treinador e que também indique os técnicos das seleções de base.

continua após a publicidade

Mano vai ajudar a escolher os outros nomes da comissão técnica, como um novo preparador físico. O departamento médico não deve ter mudanças significativas. José Luís Runco, médico, e Luis Rosan, fisiologista, têm chance de permanecer na seleção.