Schumacher é pole no deserto

Sakhir (Warm Up) – Michael Schumacher é favorito a poles e vitórias na Fórmula 1 há muito tempo. Por isso, a primeira posição no grid do GP do Bahrein, que conquistou ontem, não deveria surpreender ninguém. Mas surpreendeu. O alemão, depois dos treinos do sábado de manhã, perdera seu favoritismo e já se contentaria com um lugar na segunda fila. Só que, mais uma vez, os adversários colaboraram.

A Williams foi quem mais decepcionou aqueles que torcem para surgir logo um adversário para a Ferrari. Seus pilotos não encaixaram boas voltas, embora tivessem carros rápidos o bastante para lutar pela pole.

Michael fez uma volta apenas razoável na classificação, 1min30s139. De manhã, até os carros da BAR haviam virado bem abaixo, na casa de 1min29s. “Cometi um erro na última curva. Não foi uma das minhas melhores voltas, mas foi o suficiente”, comemorou o líder do mundial, que venceu as duas corridas já disputadas neste ano e conseguiu sua terceira pole na temporada e 58.ª na carreira. Com mais sete, iguala o recorde de Ayrton Senna, única marca estatística de valor que ainda não superou.

“Eu fiquei surpreso”, disse seu companheiro Rubens Barrichello, segundo no grid. “Ele veio muito no limite, arriscou bastante. Achei que não ia bater meu tempo. E achei que a Williams ia superar nós dois.” A equipe inglesa deu mesmo pinta, com Juan Pablo Montoya e Ralf Schumacher abrindo suas voltas com parciais melhores que as da Ferrari. Mas acabaram sucumbindo nos últimos trechos do novo circuito de Sakhir.

O colombiano ficou em terceiro, com seu companheiro em quarto. A BAR, que assustou todo mundo nos treinos livres matinais com tempos excepcionais, acabou despencando para a terceira fila, com Takuma Sato em quinto e Jenson Button em sexto.

Schumacher ficou feliz da vida. “A corrida vai ser difícil. Fora do traçado, o asfalto é muito escorregadio, e junte-se a isso as altas temperaturas, para ser ter uma idéia das dificuldades desta prova.”

Dificuldades que seus adversários pretendem aumentar. “Vou ver se aperto o Michael no começo para ele justificar o salário que ganha”, brincou Rubens, que só lamentou o fato de largar do lado sujo da pista.

Dos outros brasileiros, Cristiano da Matta foi o melhor e sai em nono com a Toyota. Felipe Massa parte em 13.º com a Sauber. O GP do deserto, primeiro realizado no Oriente Médio, começa às 8h30 (de Brasília) e terá 57 voltas.

Em crise

Vai mal a coisa pelas bandas prateadas. David Coulthard larga só em décimo. Kimi Raikkonen, em último. E assim a McLaren começa sua inglória luta por um quinto ou, no máximo, quarto lugar no Mundial de Construtores. BAR e Renault, além de Williams e Ferrari, têm carros bem melhores e chances bem maiores de pontuar que o time de Ron Dennis.

“Meu carro só vai bem em duas curvas”, disse Coulthard. Como a pista de Sakhir tem 15, pode-se imaginar o tamanho do problema.

Já o Raikkonen havia estourado o motor na sexta-feira, teve de trocar, e optou por nem fazer volta de classificação. “Decidimos mudar a estratégia e assim a gente pode mexer no carro e colocar pneus novos”, explicou. “Eu ia perder dez posições no grid, mesmo…”

Outro que foi deslocado no grid foi Nick Heidfeld, da Jordan. Fez o 15.º tempo, mas também trocara o motor anteontem. Caiu para penúltimo, porque pelo menos fez uma volta de classificação.

Assim, a pobrezinha da Minardi consegue, pela quarta vez seguida, seu carro na última fila do grid. Tal façanha não era perpretada pelo time desde 1995. (FG)

GP DO BAHREIN – GRID DE LARGADA

(Sakhir, 5.417 m; tempo: sol, 32ºC; média do pole: 216,345 km/h)

Pos. Piloto País/Equipe/Pneus Tempo

1) M. Schumacher ALE/Ferrari/B 1min30s139

2) Barrichello BRA/Ferrari/B 1min30s530

3) Montoya COL/Williams-BMW/M 1min30s581

4) R. Schumacher ALE/Williams-BMW/M 1min30s633

5) Sato JAP/BAR-Honda/M 1min30s827

6) Jenson Button ING/BAR-Honda/M 1min30s856

7) Trulli ITA/Renault/M 1min30s971

8) Panis FRA/Toyota/M 1min31s686

9) Da Matta BRA/Toyota/M 1min31s717

10) Coulthard ESC/McLaren-Mercedes/M 1min31s719

11) Fisichella ITA/Sauber-Petronas/B 1min31s731

12) klien AUT/Jaguar-Cosworth/M 1min32s332

13) Massa BRA/Sauber-Petronas/B 1min32s536

14) Webber AUS/Jaguar-Cosworth/M 1min32s625

15) Pantano ITA/Jordan-Ford/B 1min34s105

16) Alonso ESP/Renault/M 1min34s130

17) Bruni ITA/Minardi-Cosworth/B 1min34s584

18) Baumgartner HUN/Minardi-Cosworth/B 1min35s787

19) Heidfeld ALE/Jordan-Ford/B 1min33s506 *

20) Raikkonen FIN/McLaren-Mercedes/M sem tempo

* Heidfeld fez o 15.º tempo, mas como trocou de motor na sexta-feira, perdeu dez posições no grid; larga à frente de Raikkonen, que também trocou o motor, porque pelo menos fez volta na classificação, ao contrário do finlandês.

Voltar ao topo