Scheidt mantém 3º em Kiel

São Paulo – Robert Scheidt encerrou ontem, com um quinto lugar, sua participação na Semana de Kiel 2005. Como apenas uma regata foi disputada, o brasileiro pôde descartar somente um resultado, o segundo lugar obtido ainda na fase de classificação. Assim, Scheidt ficou com 39 pontos perdidos, contra 23 do campeão, o inglês líder do ranking mundial Paul Goodison. O segundo colocado foi o chileno Matias Del Solar, com 31.

"Não deu para vencer. O vento esteve fraco novamente, de apenas 6 nós, e a largada só foi possível às 12h (7h de Brasília). Cheguei em quinto, atrás do Goodison, primeiro, e do Solar, terceiro", contou Scheidt.

A não-realização de pelo menos cinco regatas na fase final da competição impediu que Robert Scheidt descartasse a 16.ª colocação de sábado, pior resultado do brasileiro nas 10 regatas disputadas.

"Pelo regulamento, eu poderia descatar um resultado na fase de classificação e outro na fase final, mas só a partir da quinta regata. E só conseguimos disputar quatro provas em flotilha única. Isso foi ruim para mim, mas de qualquer maneira eu não ganharia o título", explicou.

Desde quarta-feira, nas dez regatas disputadas em Kiel, Scheidt venceu quatro e conseguiu ainda dois segundos, um quarto, um quinto, um oitavo e um 16.º lugares. A edição 2005 da Semana de Kiel marcou a 11.ª participação de Robert Scheidt na competição, que integra o chamado Grand Slam da Vela juntamente com o Campeonato Mundial, a Holland Regatta, antiga Semana de Spa, e a Semana de Hyères, na França. Na competição alemã, além dos títulos em 1999, 2000 e 2004, Robert foi vice em 1995, 1998 e 2003, terceiro em 2001 e agora em 2005, quinto em 1993, sexto em 1997 e sétimo em 1994.

"Foi um campeonato com ventos muito fracos. Melhorei da Holland Regatta para cá, fiz um campeonato superior, mas errei algumas largadas. O Goodison mereceu vencer", afirmou Scheidt, terceiro do ranking mundial.

"Foi bom ter vindo. Agora é voltar para o Brasil, cuidar da tendinite no braço direito e treinar para o Campeonato Europeu de Laser, em agosto, na Espanha."

A Semana de Kiel foi a quinta competição de Robert Scheidt na classe Laser em 2005. A temporada começou em janeiro, com o bicampeonato do Suunto Match Race, em Búzios, e o 11.º título do Campeonato Brasileiro, em Ilhabela. Em maio, na Holanda, Scheidt foi hexacampeão da Europa Cup, em Hoorn, e 7.º colocado na Holland Regatta, em Medemblik. O grande objetivo do velejador em 2005 é a conquista do oitavo título mundial, em setembro, em Fortaleza (CE).

Voltar ao topo