Um dia depois de garantirem antecipadamente o título da Copa do Mundo de Vela na classe Star, os brasileiros Robert Scheidt e Bruno Prada conquistaram neste sábado também a etapa inglesa de Weymouth, que acontece na mesma raia onde serão disputadas as provas de iatismo dos Jogos Olímpicos de Londres, no ano que vem.

A dupla, que já tinha assegurado no mínimo a segunda colocação na etapa ao fim das regatas de sexta-feira, fechou a Medal Race em terceiro e encerrou a competição inglesa com 38 pontos perdidos, seguida pelos suecos Fredrik Loof e Max Salminen, com 44.

“Conseguimos executar todos os passos que planejamos para este primeiro semestre”, comemora Scheidt. “Estamos até um pouco surpresos com os resultados, que chegaram antes do esperado, ainda mais por estarmos velejando com um barco emprestado.” A embarcação foi cedida pelo estaleiro italiano. O novo barco, comprado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), deve chegar ainda este mês.

Os resultados conquistados no final de semana são significativos. Scheidt e Prada foram os primeiros brasileiros a ficarem com o título geral da Copa do Mundo e também fecharam o Grand Slam da Vale. Já venceram todas as etapas que integram o circuito: “Ganhamos o Princesa Sofia em 2007, a Semana de Kiel em 2010, Miami, Hyères, Medemblik e Weymouth este ano e ainda temos o título de Medemblik em 2009”, enumera Prada. Este ano, só não venceram o Princesa Sofia, em Maiorca, quando ficaram em terceiro.

A competição mais importante de 2011, porém, é o Mundial de Perth, na Austrália, em dezembro. A competição vale a vaga brasileira na classe Star nos Jogos Olímpicos de Londres.