Scheidt e Daiane chegam à Vila Olímpica

Atenas – Duas das maiores esperanças brasileiras de medalha de ouro na, Olimpíadas, o velejador Robert Scheidt, heptacampeão mundial, e a ginasta Daiane dos Santos, campeã mundial na prova de solo, chegaram ontem à Vila Olímpica de Atenas.

Daiane ficou uma semana em Kiev, na Ucrânia, junto com a equipe de ginástica olímpica fazendo a aclimatação. A equipe da vela foi a primeira a desembarcar em Atenas, na última sexta. “Estou bastante acostumado com a raia aqui de Atenas, por isso estou bem tranqüilo”, disse Scheidt, que disputou e venceu o campeonato grego na raia olímpica.

Boa parte da delegação brasileira já está na Europa, em aclimatação. O time masculino de vôlei, favorito ao ouro, embarca hoje para a França, onde disputará dois amistosos. De lá, viajam para Atenas e chegam à Vila Olímpica na outra terça.

A seleção feminina de futebol e a delegação de remo chegam hoje. As meninas do futebol estréiam no dia 11, contra Austrália, dois dias antes da abertura oficial dos Jogos.

Ontem, chegou também a dupla Ricardo e Emanuel, do vôlei de praia, campeã da etapa do Circuito Mundial de Klagenfurt, na Áustria, no último fim de semana, além de Márcio e Benjamin, que não participaram da final por causa de uma distensão no abdome de Benjamin, que vai precisar apenas de repouso para se recuperar. Adriana Behar e Shelda, prata na Áustria, e Ana Paula e Sandra viajam apenas domingo. Antes, passam a semana no Brasil.

Outra equipe que já está na Grécia é o basquete feminino que disputou dois jogos amistosos na cidade de Iraklion e disputarão um torneio amistoso com Grécia, Rússia, Austrália, China e Nigéria na Ilha de Creta. O handebol feminino viaja amanhã para Atenas e o masculino está na Espanha, disputando amistosos. Só chega à Vila na próxima terça-feira.

Inaugurando a Vila

Com 24 membros, a delegação da Macedônia foi a primeira dos 202 países que participarão dos Jogos Olímpicos de 2004, a se instalar na Vila Olímpica em Atenas. A equipe terá 10 atletas, que vão participar em cinco modalidades do tiro, além de atletismo, natação e luta. Os macedônios foram os primeiros a ocupar o complexo que conta com 2.292 apartamentos, e que está situado 15 km a noroeste do centro de Atenas.

Estrutura

A Vila, que vai abrigar perto de 16 mil atletas, além de técnicos, médicos e dirigentes, entre outros membros das delegações, está equipada com teatros, restaurantes, bares e centros religiosos. “A Vila é maravilhosa. É uma grata surpresa”, disse Zoran Gapik, chefe da delegação macedônia. “Temos certeza que teremos jogos maravilhosos”, acrescentou.

Embarque

João Carlos Jordão e Maurício Santa Cruz partem às 9h de hoje para a Europa junto com a delegação do vôlei masculino. Enquanto a delegação de vôlei fará escalas em Roma, Paris e Bordeaux, antes de ir à Atenas, os velejadores rumam direto para a Grécia.

Antecipada

Com chegada prevista para a 0h30, de quinta-feira, a delegação de futebol feminino teve a data de chegada em Atenas antecipada. As atletas chegarão aos 30 minutos de amanhã, direto da Suécia.

Gangorra

O desempenho de Gustavo Kuerten no Master Series de Toronto garantiu quatro posições ao brasileiro na Corrida nos Campeões. Agora ele é o 20.º. No entando, tal resultado não foi suficiente para evitar que Guga, que largou na noite de ontem no Master Series de Cincinatti, perdesse uma posição no ranking de entradas (é o 24.º) e ficasse mais longe de ser cabeça-de-chave em Atenas.

Motivação

Rodrigo Pessoa terá uma motivação a mais para brigar por uma medalha em Atenas. Ontem, em Bruxelas, nasceu Cecília Potter Pessoa, sua filha com a amazona americana Keri Potter. A primeira herdeira do cavaleiro tem 54cm e 3,8kg. “Esperávamos por isso há muito tempo. A ansiedade era grande e o mais importante é que ela tem saúde e a Keri está muito bem. Estou muito feliz e motivado extra”, disse Rodrigo.

Ciclismo

A ciclista Jaqueline Mourão, que será a primeira brasileira a disputar uma prova olímpica de mountain bike, encerrou com vitória a sua preparação para a Olimpíada de Atenas. Domingo, Jaqueline ganhou a Quebec Cup, disputada na cidade de St. Felicien, no Canadá.

Voltar ao topo