Scheidt conquista título inédito nos Jogos da ISAF

O velejado Robert Scheidt conquistou ontem um título inédito em sua carreira. O pentacampeão mundial venceu a classe Laser dos Jogos Mundiais da Federação Internacional de Vela (ISAF), que foram realizados desde o último dia 29 na cidade de Marselha, na França. Nas duas últimas duas edições da competição, em 94 e 98, o brasileiro terminou em segundo e sexto lugar, respectivamente. Com isso, ele confirma a condição de um dos esportistas brasileiros com maior número de títulos. No ano passado, foi eleito o melhor velejador do mundo, pela própria ISAF, e o melhor atleta nacional, pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

São Paulo – Robert, que além dos cinco títulos da classe tem uma medalha de ouro olímpica e um título mundial juvenil, acabou os Jogos Mundiais deste ano com 48 pontos perdidos. O vice-campeão foi o austríaco Andreas Geritzer (51) e o terceiro, o grego Evagelos Chimonas (54). Apesar do título, Scheidt teve um dia difícil. Com ventos fracos, ele acabou a primeira regata em 16.º lugar, sua pior colocação no torneio. O resultado foi descartado. Nesta regata, vencida pelo sueco Karl Suneson (5.º no evento), Geritzer foi o terceiro colocado e Chimonas, o 11.º.

Na última regata do dia, Robert adotou como estratégia “marcar” o grego, mais próximo dele na briga pelo campeonato, sabendo que, com o resultado da primeira regata, o austríaco teria que chegar 12 posições à frente do brasileiro para conquistar o título. Scheidt começou a regata muito atrás (chegou a estar em 19.º), mas se recuperou e a completou em 10.º lugar. Andreas Geritzer venceu a prova e Evagelos Chimonas foi o 31.º.

“Estou satisfeito com este título inédito, muito importante para a minha carreira”, disse Robert, de 29 anos, líder do ranking mundial da classe Laser da ISAF, patrocinado pela BrasilPrev, Varig, Bingo Augusta e Volvo Car e integrante da Equipe Permanente Olímpica de Vela. “Catorze dos 15 melhores velejadores do mundo competiram em Marselha, o que valoriza ainda mais esta vitória”, comemorou Scheidt, que se prepara agora para disputar a Semana Pré-Olímpica de Vela, em agosto, em Atenas.

Os Jogos Mundiais tiveram a disputa das seguintes categorias, além da Laser, que foi vencida por Robert: Laser Radial, 470, Hobbie Cat 16, J 80 e Bic Techno Formula. O torneio francês é uma competição mundial de vela disputada a cada quatro anos e não tem relação com o Campeonato Mundial da Classe Laser, que é anual e será realizado em setembro, na cidade de Cape Cod, nos Estados Unidos, onde Robert Scheidt tentará o hexacampeonato.

Voltar ao topo