Schalke 04 e Eintracht Frankfurt duelam no Campeonato Alemão

A “caça” ao líder Bayern de Munique terá um importante capítulo neste fim de semana, na 13ª rodada do Campeonato Alemão, com o duelo entre Schalke 04 e Eintracht Frankfurt, segundo e terceiro colocados da competição, que vão tentar diminuir a diferença para o rival, no sábado.

Os bávaros, no topo da tabela com 31 pontos, vão receber o Hannover 96, sexto colocado. Em 12 rodadas, o Bayern já abriu oito pontos de vantagem para Schalke e Eintracht. Quarto na tabela, o Borussia Dortmund (22 pontos) visita o Mainz, enquanto o quinto e último com chances de terminar a rodada como vice-líder, Bayer Leverkusen (21 pontos) visita Hoffenheim.

Para o jogo deste sábado, o Schalke 04 chega embalado pela vitória sobre o Olympiacos, por 1 a 0, pela Liga dos Campeões da Europa, que garantiu o time de Gelsenkirschen nas oitavas de final da competição. No campeonato nacional, a equipe vai buscar recuperação após derrota para o Bayer Leverkusen, na última rodada.

Neste fim de semana, o Schalke deverá contar com o retorno do lateral direito Atsuto Uchida, desfalque no jogo contra o Olympiacos. Com a ausência do japonês, o zagueiro e capitão Benedikt Höwedes, atuou deslocado para a ala. Agora, Kyriakos Papadopoulos, que atuou contra a equipe grega, deve deixar a equipe titular.

Já o Eintracht Frankfurt vai tentar quebrar um jejum de nunca ter vencido o rival em partidas pela primeira divisão do Campeonato Alemão. No histórico, são 12 jogos, nove derrotas e três empates. O zagueiro brasileiro Anderson Bamba, ex-Flamengo, deve ser titular na partida.

O Bayern receberá um velho “freguês”, já que atuando em Munique, o Hannover 96 só bateu o time bávaro uma vez em 23 partidas. O time de Jupp Heynckes, depois da largada com nove vitórias seguidas, melhor marca da história do Alemão, atingiu outro recorde, o de vantagem de pontos aberta em 12 rodadas, igualando os oito que abriu para o Bayer Leverkusen na temporada 1998/1999.

O clima nos bastidores do clube de Munique ficou conturbados, contudo, depois do empate com o Valencia, em 1 a 1, na Espanha. O presidente do conselho executivo do clube, Karl-Heinz Rummenigge, criticou a atuação na partida da Liga dos Campeões e teve que ouvir resposta de Heynckes, que disse não ser possível fazer o Bayern jogar sempre de forma “glamurosa”.

Para o Borussia Dortmund, certamente não falta “glamour”, depois da classificação antecipada, de quebra, com o primeiro lugar assegurado no grupo D, considerado o mais difícil da Liga dos Campeões. Na última quarta-feira, a equipe bateu o Ajax por 4 a 1, na Holanda, e se garantiu a frente dos holandeses, do Manchester City e do Real Madrid, o outro classificado.

No sábado, a equipe entra em campo para enfrentar o Mainz 05, em um confronto com números curiosos, já que em 12 confrontos pelo Campeonato Alemão, seis terminaram empatados. A novidade dos atuais bicampeões nacionais deve ser o polonês Jakub Blaszczykowski, que depois de se recuperar de longa lesão, jogou 20 minutos contra o Ajax.

A rodada vai ser aberta nesta sexta-feira, com o duelo entre Fortuna Dusseldorf, 16º colocado, e Hamburgo, que ocupa atualmente a nona posição. Os donos da casa, que estão ocupando o lugar de “repescagem”, que o colocaria para jogar, no fim da temporada, contra o terceiro colocado da segunda divisão, por uma vaga na elite.

O Hamburgo, por sua vez, chegou a flertar com a degola, mas vem subindo de produção nas últimas rodadas, acumulando quatro jogos sem perder. Além disso, nas três partidas mais recentes como visitante, a equipe não tomou gols.

Confira a programação da 13ª rodada do Campeonato Alemão:.

Sexta-feira (23/11).

Fortuna Düsseldorf – Hamburgo.

Sábado (24/11).

Bayern de Munique – Hannover 96.

Schalke 04 – Eintracht Frankfurt.

Wolfsburg – Werder Bremen.

Mainz 05 – Borussia Dortmund.

Greuther Fürth – Nuremberg.

Domingo (25/11).

Freiburg – Stuttgart.

Hoffenheim – Bayer Leverkusen.

Augsburg – Borussia Mönchengladbach.